NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: As famosas garotas do Alceu
Por João Antonio Buhrer de Almeida
03/10/2010

Quanto mais fujo das páginas do ilustrador mineiro Alceu Penna mais encontro material seu, de maneira que é impossível deixar de falar dele! Aqui eu mostro alguns calendários com que todo ano brindava os leitores da famosa revista O Cruzeiro, onde foi um dos mais queridos e populares ilustradores. Estão faltando alguns meses, peço paciência, um dia eu os completo com os meses todos. Reparem no calendário (embora não contenha os dias, é um calendário do Moinho Santista) da mocinha tocando maravilhosamente o pandeiro. Vejam que Alceu deixa antever os seios dela com malicia e muita elegância, que nisso ele era bom demais! Já os homens que ele raramente desenhava, eram ruins à beça. Estragavam a cena. O desenho era duro e parece que o sujeito não tinha vida, dá impressão que ele não gostava de desenhar marmanjos. Tanto melhor pra nós!

Fora da página dupla que Alceu Penna tinha em O Cruzeiro, ele também desenhava as garotas (alguns dizem pin-ups) em outras situações. Selecionei aqui algumas: uma bela pin-up estendendo roupa, propaganda do anil da Moinho Santista. Alceu trabalhava bastante pro Moinho Santista, propagandeando-o tanto nos calendários como em anúncios como o do anil.

Bom, tem mais umas gurias dele vestindo chita. Outras posando pra revista Tricô e Crochê. Tem algumas posando pra baile de formatura. Mais pro final da década de 1960, Alceu Penna deixou seus lindos desenhos de lado e começou a produzir suas garotas já em fotos, com modelos de carne e osso. Virou um estilista e produtor de moda, passando a trabalhar para grandes desfiles de moda e criando roupas e figurinos para bailes de carnaval e concursos de Miss. Inclusive foi ele quem criou a famosa roupa da cantora Carmen Miranda, com aquele cesto de frutas como chapéu.

Mas aí já é outra história que eu já não acho tanta graça. O trabalho dele como estilista de moda era bem feito, provavelmente o melhor de sua época, mas eu gosto mesmo é da fase dos desenhos. Fica aqui a homenagem dos Arquivos Incríveis para o grande pintor Alceu Penna e suas garotas inesquecíveis!

Para visualizar a galeria de imagens clique aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web