Os Dez Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Pryscila Vieira

1 - Lourenço Mutarelli - conjunto da obra
Gosto de todo o trabalho do Mutarelli, que dispensa descrições, né? Também curto muito seus romances, como o Cheiro do Ralo. Bom exercício ler o livro e assistir ao filme, ou vice-versa. Bunitu!

2 - The Cartoons Playboy (compilação de cartoons publicados na Playboy americana) - vários autores
Os kings do cartoon estão reunidos neste livro. E fazer cartum de sacanagem é o sonho de todo o cartunista. Aliás, ganhar dólares para fazer cartum de sacanagem, isso sim, é o sonho de todo o cartunista (risos)!!! Por isso acredito que cada um dos desenhos desse livro, foi o melhor que os autores puderam dar, porque estavam livres, relaxadões e bem pagos para criar. É "leitura" obrigatória para quem quer desenhar bem.

3 - Minha Vida - Robert Crumb
Clááááássico!!! Quem não tem um pretinho básico no guarda-roupa?!? Que cartunista não tem um Crumb na estante?!? Oras...não fique aí parado, vá já comprar seu pretinho básico e seu Crumb.

4 - Clic - Milo Manara
Que traço! Que classe! Adoro o Manara porque ele fala de erotismo sem vulgaridade. Toda mulher quer ser "manariana", ou seja, linda e sexy como suas criações.

5 - Arzach - Moebius
Adoooooggggooo!!! É uma história em quadrinhos universal, porque não tem palavras. Apenas com imagens (e que imagens!) a história se desenrola. Isso sim, é comunicação!

6 - Celebrating Peanuts 60 Years - Schulz
Creioemdiospaitodopoderoso!!!... Esse livro comemorativo dos 60 anos da turma do Charlie Brown é a bíblia de qualquer cartunista que se preza. Amém!

7 - Para Ler aos Domingos - Calvin e Haroldo - Bill Watterson
Oras, e quem aguenta ler um Calvin e Haroldo apenas aos domingos?!? Isso e pra se ler ajoelhado de sol a sol, meu filho!...

8 - Toda Mafalda - Quino
Apesar de ser um trabalho politicamente engajado e historicamente posicionado, tem um resultado atemporal e universal. Bingooooo!!!! Quino fez o que todo o cartunista (e ser humano) quer: Imortalizou-se! Ele é do alto clero do cartum. Quando eu crescer quero ser como Quino (mas, com o corpo da Pâmela Anderson, a voz da Aretha Franklin e a conta bancária da Athina Onassis, ok?!).

9 - Carlos Zéfiro - conjunto da obra
- Quem, seu Delegado? Hã? Imagina... Eu não vi nenhum funcionário público chamado Alcides Aguiar Caminha* desenhando indecências. Aliás... De onde vocês tiraram a idéia de que eu leio histórias em quadrinhos que não são direcionadas para a educação religiosa familiar? Só leio catecismos, Doutor. E Ajoelhada!

10 - Bordados - Marjane Satrapi
Pobres Amélias iranianas têm suas vidas esmiuçadas por esta cartunista, portadora de alto teor de engajamento social. Este trabalho é triste, delicado, bonito, belo. Alias, qualquer traço da Marjane deve ser bem estudado. É história relatada em tempo real com intuito de mudar o rumo da própria história.
(*)Verdadeira identidade de Carlos Zéfiro