
|
Charlon Cabral (sentado, à frente) e o elenco da peça No Humor como na Guerra |
No ano passado, o
Grupo de Teatro Galpão das Artes, da cidade pernambucana de Limoeiro (a 75 km do Recife) esteve presente no
Festival de Teatro de Curitiba e levou ao palco da Sala Londrina (no Largo da Ordem, Centro da capital paranaense) a peça
Deus Danado, com direção de
Charlon Cabral. Foram três dias de belíssima montagem de um drama de vida, morte e sobrevivência que se passa no sertão, com dois atores e uma atriz em cena. Em 2009, o
Festival ocorre de 17 a 29 de março.
Neste ano, já como convidado em sua segunda participação, não só o número de participantes do elenco aumentou, o espetáculo tem agora o título No Humor como na Guerra (também sob a direção do competente Charlon Cabral), como desta vez eles levarão o melhor do artesanato do agreste pernambucano a Curitiba. Foi o que informou o produtor cultural do Galpão, Fábio André. A peça se apresentará na programação do FRINGE, no Espaço Cultural Falec (R. Mateus Leme, 990, no Centro Cívico) nos dias 18 (quarta-feira, 18h), 19 (quinta-feira, 21h), 20 (sexta-feira, 12h) e 21 (sábado, às 15h), portanto, bem nos primeiros dias do Festival, o que é um bom indício.

Segundo o release do Grupo, a comédia No Humor, como na Guerra trata de um grupo de atores decide de forma espontânea, gentil e bem humorada abrir as portas do teatro para o público e mostrar uma proximidade entre artistas e espectadores através da cena. Com uma dose generosa de bom humor e sátira, os atores são levados por um impulso criativo e transformam quadros humorísticos do cotidiano em uma estrutura dramática reflexiva. Temas do dia-a-dia, como religião, preconceito, política, história, mistério e loucura humana são postos frente a frente ao público estabelecendo assim, uma identificação reflexível entre momentos diários e performance teatral. No elenco, estão o elogiado ator Tarcísio Queiroz, juntamente como Kettuly Muniz, Lucas Rafael, Susianne Fragoso e Guilherme de Paula.

Panos de pratos com poesia. Este é o cardápio do artesanato limoeirense que os artistas do Galpão das Artes vão carregar em suas bagagens para fins de exposição e venda, durante o Festival de Curitiba. Entre os autores das poesias, estão Austro Costa e Maria José de Barros. As motivações são feitas em bordado, pintura a mão, em materiais como chita e outros. A idéia do Galpão das Artes, informa Fábio André, é de apresentar também um exercício de economia cultural em Curitiba, unindo linguagens artísticas e produtos culturais. Mais notícias sobre os trabalhos limoeirenses aqui e aqui.
Serviço
NO HUMOR, COMO NA GUERRA
Texto: Victor Ribeiro de Lima
Encenação e Concepção Cênica: Charlon Cabral
Elenco: Tarcísio Queiroz, Kettuly Muniz, Lucas Rafael, Susianne Fragoso e Guilherme de Paula
Iluminação e execução: César Augusto
Criação de Figurino: Sandra Fragoso
Execução de Figurino: Maria de Lourdes
Seleção e execução de sonoplastia: Charlon Cabral
Programação Visual: Erivaldo Carvalho
Assessoria de Imprensa: Fábio André
Fotografia: Eduardo Augusto
Produção: Consultoria de Ações Culturais
Produção Executiva: Fábio André, Edna Alves e Charlon Cabral.
Onde: FRINGE (no Festival de Teatro de Curitiba 2009)
Espaço Cultural Falec (R. Mateus Leme, 990, no Centro Cívico)
Quando: dias 18 (quarta-feira, 18h), 19 (quinta-feira, 21h), 20 (sexta-feira, 12h) e 21 (sábado, às 15h)
Quanto: R$ 20,00
(Fotos: Eduardo Augusto)