A
M. Books lançou a
Enciclopédia das Guerras, do pesquisador e escritor
Adrian Gilbert, que afirma que “
os conflitos bélicos desempenharam um papel fundamental no progresso humano, influindo profundamente em mudanças políticas, econômicas e sociais”. O autor afirma ainda que “
a partir de 3000 a.C. foi possível traçarmos a história da guerra com razoável segurança, dispondo de registros documentais e arqueológicos”.
A Enciclopédia das Guerras (320 págs., 21 x 28 cm, R$ 99,00) traz um panorama da história remota e recente, e análises das principais guerras, das batalhas mais significativas e dos maiores comandantes da história. Os cinco mil anos de guerra registrados formam um complexo panorama da história da humanidade. O livro também abrange o desenvolvimento da tecnologia da guerra e a evolução dos armamentos; o desenvolvimento da guerra marítima e da tecnologia naval; estratégias e táticas que decidiram o resultado das guerras; as táticas militares dos antigos egípcios, gregos e romanos; as grandes batalhas da história, como Agincourt, Waterloo e Verdun; as campanhas dos Grandes Capitães: César, Aníbal e Napoleão; e a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, Guerra do Golfo e Iraque.