NewsLetter:
 
Pesquisa:

Teatro: resenha da peça O Céu 5 Minutos Antes da Tempestade (SP)
Por Ruy Jobim Neto
11/03/2008

Carlos Morelli e Paula Arruda em O Céu 5 Minutos Antes da Tempestade

 
A incomunicabilidade no palco: O Céu 5 Minutos... arrebata
 
Eric Lenate
é um ator que migrou rapidamente para a direção de atores e de espetáculos justamente porque já veio com esse olhar e sua natural trajetória o levaria ao CPT de Antunes Filho. A excelência, a precisão e a qualidade de sua percepção estão todos no palco do sétimo andar do prédio do SESC Consolação (Rua Dr. Vila Nova, na Vila Buarque, Centro de São Paulo-SP), nos 50 minutos de O Céu 5 Minutos Antes da Tempestade, um texto desconcertante da jovem (e muito bonita) Silvia Gomez - nascida em 1977 -, onde a tônica é a incomunicabilidade humana. Autora e diretor acertam no ponto. Antunes Filho coordena a obra de seus artistas.
 
A trama é densa. Intensa. E eficaz. Em O Céu 5 Minutos..., a primeira coisa com a qual a platéia se defronta é um cenário negro com elementos em branco. Cadeiras, muitas cadeiras, uma mesa, uma cama, muitas embalagens de remédios de todas as tarjas, um rádio, muitas cartas confusas e sem resposta, um chapéu vermelho, um tapete branco. Nenhum dos personagens está à mostra, apenas um, uma figura mascarada (Adriano Petermann), uma imagem não menos desconcertante. Munido com uma bengala, ele perambula pelo espaço cênico e ajuda as coisas a tomarem rumo. O estranhamento começa daí. E o encantamento também.
 
Quando entram, vemos uma garota, Denise (a excelente Paula Arruda), em sua cama. Ela está dopada por Isabel (Patricia Carvalho, numa composição arrebatadora, que dá nos nervos), uma enfermeira alucinada por dosagens de miligramas dos mais variados medicamentos e principalmente por resolver palavras cruzadas. Arthur (Carlos Morelli, uma figura intrigante em cena, dona de uma voz poderosa) é o pai que consome charutos finos aparece depois de tempos e consegue conversar com a filha num vagão de metrô. Ao visitar a garota no hospital ou algo que o valha – tudo é muito impreciso, o espectador vai criando uma colcha de retalhos em sua cabeça da forma como bem entender -, Arthur percebe que a garota dopada é a mesma garota da curta conversa que teve anteriormente.
           
A trilha sonora, com pesquisa musical de Diogo Jaime e os figurinos de Rosângela Ribeiro realmente encantam. Tudo é um compasso preciso em direção a uma solução que não vem, que fica presa na garganta. E foram de Eric a programação visual e os adereços da montagem. Tudo é extremamente doloroso e, por isso, beira o cômico. Paula Arruda é de uma versatilidade absurda. Quem a viu em outros papéis, continua encantado com sua pequenina e ao mesmo tempo gigantesca presença cênica. Ela está vestida de camisola e calcinha. Interpreta uma Denise abandonada por todos e que emite frases sem parar, uma metralhadora de textos, numa dicção incrível.
           
Para a autora Silvia Gomez, que pretendia dizer algo através do palco, a peça é composta de questões, de perguntas. Mineira de Belo Horizonte, ela se formou em Comunicação Social pela UFMG e se profissionalizou no Teatro em 2000. Desde 2003 está no Círculo de Dramaturgia do CPT, e com muito sucesso. O Círculo existe desde 1999, um local de discussão estética e criativa inventado pelo gênio de Antunes Filho. E foi exatamente no primeiro livro lançado pelo Círculo, em 2006, que está O Céu 5 Minutos Antes da Tempestade, ao lado de textos de outros autores como Rafael Vogt Maia Rosa (Banhistas), Paulo Santoro (O fim de todos os milagres e O Canto do Gregório) e Paulo Barroso (Entre Dois Pregadores). Destes, apenas O Canto do Gregório teve montagem no CPT, em 2004, sempre sob a coordenação de Antunes Filho. Eric Lenate acompanhou todo esse processo, e entrou no CPT nesse período.
          
Para quem assiste, O Céu 5 Minutos Antes da Tempestade, é a poética e desconcertante imagem da boa dramaturgia brasileira que vai aparecendo por aí. O mesmo se diz da direção de Eric Lenate, primorosa, atenta, detalhista, laboriosa. Antunes Filho tem bom faro, e junta todos esses criadores e artistas sob sua batuta, mostrando que ainda há vida inteligente fora de casa, longe dos DVDs  alugados, e que ir ao Teatro pode render belos momentos de arrebatamento. Ao final de tudo, e como muito bem emenda o diretor Eric Lenate, a autora Silvia Gomez tem uma queda pelos títulos poéticos. A próxima obra dela promete. Esperemos, pois.
 
Serviço
O Céu 5 Minutos Antes da Tempestade
De Silvia Gomez
Direção de Eric Lenate
Com Carlos Morelli, Patricia Carvalho, Paula Arruda e Adriano Petermann
SESC Consolação - espaço CPT - 7º andar
Somente às sextas às 21 h
De 15 de fevereiro a 25 de julho de 2008
Ingressos à venda em qualquer unidade SESC
De R$ 5,00 a R$ 20,00

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2025 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web