NewsLetter:
 
Pesquisa:

Missa pelo diretor Olayr Coan comove classe teatral (SP)
Por Ruy Jobim Neto
08/01/2008

Mais de um minuto de aplausos emocionados. A Igreja da Consolação, que estava lotada, bateu palmas ontem, segunda-feira, dia 7. O ator Marco Antônio Pâmio foi quem chamou a classe teatral para homenagear o diretor, professor de teatro e também ator Olayr Coan (foto), morto em acidente automobilístico na Castelo Branco, no dia 30 de dezembro de 2007, quando ia passar o reveillon com a mãe e os cinco irmãos, no interior paulista. Seu carro bateu contra uma carreta. Ele estava sozinho no veículo.
 
Olayr Coan estava com 48 anos, era natural de Porto Feliz, onde foi enterrado. Entre os diversos papéis que ele interpretou, um dos últimos havia sido o Dr. Stockmann, da peça O Inimigo do Povo, sob direção de Sergio Ferrara. O último trabalho dele seria na peça O Mala, que ainda estava em processo de ensaios, mas que estreará com outro ator no dia 11 de janeiro, no Teatro Folha. Antes disso, Olayr tinha dirigido um texto próprio, A Lua Sobre o Tapete, um belo drama sobre relações familiares complicadas, a juventude sem caminhos e a maturidade da mulher que vive sob a sombra do filho e do marido. A peça fez temporadas de sucesso, tanto no Centro Cultural São Paulo, onde estreou, bem como no Teatro Fábrica São Paulo.
 
Entre os últimos trabalhos do artista, destacam-se Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues, peça na qual atuou, em 2006. Dirigiu, em 2007, o espetáculo Drácula, no Teatro Cultura Inglesa, em São Paulo. Olayr também era professor de teatro, ministrava um curso na FAAP e tinha acabado de formar, em novembro, a sua mais recente turma. No Cinema, Olayr atuou ao lado de Simone Spoladore, Osmar Prado e Caco Ciocler no longa Desmundo, dirigido por Alain Fresnot, em que interpretou um jesuíta no litoral brasileiro, em 1570. Em 1998, Olayr Coan foi indicado ao Prêmio Shell de melhor ator em São Paulo, por sua atuação no monólogo A Confissão de Leontina, adaptação do texto de Lygia Fagundes Telles. Entre os amigos presentes na Igreja da Consolação, neste fim de tarde, estavam muitos atores, atrizes, diretores e grupos teatrais, como por exemplo o Satyros.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2025 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web