Líderes do sindicato de roteiristas de Hollywood decidiram manter a convocação de greve, que pode afetar gravemente a indústria do Cinema e da Televisão. Eles exigem melhores condições de trabalho. O comitê de negociação do WGA (Writers Guild of America, Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos) convocou na última sexta-feira (2) uma reunião da categoria na qual iria recomendar ao comitê executivo a aprovação de medidas de luta. "O comitê negociador recomenda uma greve. Porém, a diretoria do WGA se reunirá nesta sexta-feira para decidir", disse o porta-voz do sindicato, Sherry Goldman.
Se a greve realmente acontecer provocará uma das maiores crises em décadas à indústria do entretenimento nos Estados Unidos, com prejuízos de centenas de milhões de dólares. Os roteiristas exigem mais ganhos pelas vendas de DVDs das séries de televisão, assim como receber pagamentos pelos programas que são oferecidos na Internet, telefones celulares e outros novos meios tecnológicos, além de outras demandas. Os produtores - que financiam as obras audiovisuais - não aceitam as exigências sob a alegação de que são inviáveis. Com isto, os roteiristas ameaçam deixar sem diálogos centenas de elencos de Televisão e Cinema. (com France Presse)
Notícia atualizada em 09/11/2007 (por Humberto Yashima): a greve dos roteiristas de Hollywood começou e já está afetando séries de TV como The Office, The New Adventures of Old Christine, Back to You e Lost e os talk shows The Tonight Show with Jay Leno, The Late Late Show with Craig Ferguson, Late Show with David Letterman e Late Night with Conan O'Brien, que tiveram suas produções paralizadas.