
|
Peter Carrero, Peter Stalder e Simon J. Philips |
Mochilas, camisetas, cadernos, tênis, brinquedos e uma infinidade de produtos com a cara do seu personagem favorito, falando de forma simplificada, isto é o chamado mercado de licenciamento. Melhor ainda se o personagem for um mega sucesso como o Homem-Aranha. Para tratar desse assunto estão no Brasil Simon J. Philips, presidente da Marvel Entertainment Internacional e Peter Stalder, diretor de Licenciamento para a América Latina da empresa. Juntos com Peter Carrero, presidente da ITC Licensing, são os responsáveis por uma boa fatia deste que é um dos segmentos que mais cresce atualmente. A parceria entre a Marvel e a ITC iniciou-se em 2004 e desde então tem obtido resultados comerciais sólidos que a cada ano só tem melhorado a posição de ambas neste cenário.
Na coletiva à imprensa, realizada ontem (25), terça-feira, no Renaissance São Paulo Hotel, em São Paulo, foram apresentados os lançamentos da Marvel para o próximo ano, bem como as probabilidades em termos de licenciamento para essas marcas. O filme Homem de Ferro, com data de lançamento prevista para 4 de maio de 2008, é o primeiro do próximo ano e já se encontra em fase de edição e montagem; segundo Simon Philips, as promessas de bons negócios são enormes para esses lançamentos. Foi exibido um trailer, mas na Internet já circulam, há tempos, vídeos e imagens do filme para deleite dos fãs e futuros consumidores dos produtos que virão vinculados ao personagem. O Incrível Hulk é a atração seguinte, deverá estrear em 13 de junho de 2008, nada foi mostrado, pois ainda está sendo tratado como segredo, o que se adiantou é que, ao contrário da primeira película, o Gigante Esmeralda será o herói da história, o filme está sendo muito bem cuidado com direito a cenas filmadas, inclusive, no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, provavelmente ainda em outubro de 2007.
Simon Philips destacou que a Marvel possui um rol de personagens superior a 5.000, aparecendo em Histórias em Quadrinhos, animações e filmes (live-action), essa exposição ao público fez da empresa uma das principais, melhores e mais atrativas quando se trata de contratos de licenciamento, estando presente em mais de 70 países em diversas categorias de produtos de consumo e serviços. Para esses lançamentos em questão, a ITC já tem fechados 11 contratos e espera ampliar muito esse número ao longo do programa de licenciamentos. Empresas como Tip Top, Grow, Riclan e Hasbro estão entre os principais contratados, que somam 130 já fechados no Brasil, segundo Peter Carrero, o que fez dele ser considerado um dos maiores, se não o maior agente independente do país, merecendo, inclusive, dos executivos da Marvel em junho, durante o LIMA – Feira de Licenciamento de Nova Iorque, o prêmio de Melhor Agente Internacional com direito a entrar no Hall da Fama da Casa das Idéias.
Além dos lançamentos do primeiro semestre de 2008, outros dois estão programados e com certeza entrarão, também, no calendário dos licenciamentos, são eles: Wolverine, o filme solo do mutante X-Man e, a nova versão do Justiceiro, o anti-herói caçador de bandidos. O pacote de produtos não se limita aos filmes: a nova animação do Quarteto Fantástico, que já pode ser vista no Brasil pelo Cartoon Network e, não podia faltar a estrela mais ascendente do universo Marvel, o Homem-Aranha (The Spectacular Spider-Man), desenho que tem sua estréia marcada para março de 2008, mas ainda só nos EUA; estes também terão suas marcas aplicadas a brinquedos, material escolar, alimentos, vestuário, etc. Com um portifólio de fazer inveja, os senhores Philips, Stalder e Carrero têm altíssimas expectativas para seus produtos na corrida pelas melhores empresas e pelos melhores contratos.