NewsLetter:
 
Pesquisa:

A Casa vence APCA 2006 e reestréia em março
Por Ruy Jobim Neto
06/02/2007

Daniele Angelo e Miriam d'Errico em cena de A Casa (foto: Adalberto Costa)


O espetáculo A Casa, ganhador do APCA 2006 e montado pelo Grupo Redimunho de Investigação Teatral, retorna ao casarão da Rua Major Diogo, 91 (no Centro de São Paulo) no dia 03 de março, um sábado. No mês de novembro último, críticos especializados da Imprensa paulistana se reuniram no Sindicato dos Jornalistas para fazerem seus eleitos. A categoria em que a peça foi premiada é a de Melhor Autor Teatral (para o dramaturgo e diretor gaúcho Rudifran Pompeu), e a cerimônia de entrega dos prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte acontecerá no final de março.
 
O cenário de A Casa é todo o casarão da família Almeida Nogueira, cuja responsabilidade pela manutenção do espaço o Grupo Redimunho divide com os artistas e técnicos da Escola Paulista de Restauro. Trata-se da pungente história de um homem que retorna ao local em que viveu, e de onde ele faz brotar lembranças de sua infância e juventude. Muitos personagens são recuperados nesta trajetória, vários ambientes são retratados, muitos detalhes estão colocados em cena, tudo relembrando o universo também descrito com tremenda sensibilidade nos livros do escritor João Guimarães Rosa. O Grupo Redimunho começou seus trabalhos há mais de três anos, em Cordisburgo, Minas Gerais, quando cinco desses atores, capitaneados por Rudifran Pompeu, foram à cidade natal de Guimarães Rosa, e mantiveram contato com contadores de histórias, com músicos e museus locais, além de parentes do escritor de Sagarana e Grande Sertão: Veredas. Dessa forma, A Casa ganha dimensões épicas e universais, tecendo nas platéias as lembranças de algo que, de alguma forma, seus pais e avós vivenciaram, ainda num Brasil que era (até à década de 1950) predominantemente rural. 
 

Giovanna Galdi em imagem de A Casa (foto: Jorge Haddad)

O apuro cênico do Redimunho na composição do espetáculo está ligado à pesquisa incansável do elenco, à busca pela simplicidade interiorana, ao encontro do detalhismo poético, das filigranas de interpretação e de beleza plástica. A música, os aromas, o clima instaurado pelos ambientes e a iluminação precisa, todos compõem um mundo e um tempo à parte. O espectador é simplesmente deslocado da grande metrópole lá fora, com seu trânsito e seu stress, para dentro de um outro ambiente, uma outra pulsação, um momentum localizado em algum lugar, que está em nossas lembranças, em nossas veias, não sabemos exatamente onde e nem como. Entre os personagens que A Casa traz à tona, muitos são aqueles tipos citadinos que as pessoas relembram em prosas e cafés da manhã, em conversas ao redor das fogueiras, alguns são completamente rurais, e todos munidos de dimensão e aparência pungentes, mergulhados cada um numa espécie de redoma de sentimentos pessoais. O casal apaixonado que não consegue se comunicar, as dores de amores, as delícias da paixão na juventude, os jagunços, as mortes e as vidas celebradas. Do famoso "velho do saco" (ou "sete trouxas") às histórias de falastrões espertinhos, à Louca do Socó, à simples passagem do circo pelas vilas, e assim o espetáculo se costura como uma colcha de retalhos.
 
A formação muito variada do elenco do Redimunho também colabora para que a dramaturgia do espetáculo ganhe vida, num espaço teatral multifacetado. A entrada de sete novos integrantes, uma contrapartida do grupo graças ao apoio da Lei de Fomento (obtida no segundo semestre de 2006 para garantir os trabalhos do elenco principal de A Casa), também deu novo fôlego ao grupo, trouxe novas cores. E assim, após um recesso em que o Redimunho começa a se direcionar para o seu futuro espetáculo, fazendo laboratórios e reaquecendo músculos, os ossos e as emoções, é que A Casa retorna às salas e paredes do casarão da Major Diogo para voltar a encantar e emocionar platéias. Quem viu, retornou.
 
Serviço
A Casa - espetáculo com dramaturgia e direção de Rudifran Pompeu
Elenco: Carlos Mendes, Érika Malavazzi, Izabela Pimentel, Karlo Caruso, Miriam d'Errico, Roberto Borenstein, Leandro d'Errico, Giovanna Galdi, Rudifran Pompeu, Daniele Angelo, Marcos Martins e elenco do Grupo Redimunho de Investigação Teatral.
Local: Casarão da Escola Paulista de Restauro, Rua Major Diogo, 91
Centro - São Paulo, SP
Quando: aos sábados (21h) e domingos (18h) a partir do dia 03 de março
Ingressos a R$ 15,00
Telefone para reservas: (11) 3237-4898

 Veja também:

A Casa recebe Prêmio APCA de Melhor Autor Teatral 2006

A Casa permanece mais um ano em cartaz (SP)

Espetáculo A Casa estica temporada em SP

A Casa: Guimarães Rosa no teatro (SP)

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2025 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web