
O ator gaúcho Rudifran Pompeu, dramaturgo e diretor do talentoso espetáculo A Casa venceu o Prêmio APCA de Melhor Autor Teatral 2006, concedido na noite desta última segunda-feira, 11/12, pela Associação Paulista de Críticos de Arte. A notícia agora é oficial. Na noite da premiação, em meio aos aplausos orgulhosos do Grupo Redimunho de Investigação Teatral, a notícia ainda não tinha como ser divulgada, até que o site da APCA colocasse no ar todos os premiados.
Em anos anteriores, foram premiados dramaturgos como Dias Gomes, Chico Buarque, Naum Alves de Souza, Luis Alberto de Abreu e Alcides Nogueira. Rudifran Pompeu, o mais novo ocupante deste panteão, nasceu em Uruguaiana em 1967 e começou sua carreira teatral em Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. A luta que enfrentou para manter firme o sonho de produzir A Casa teve sua compensação vitoriosa que se refletiu em prêmios como o da Lei de Fomento de Teatro, a recepção mais que calorosa de toda a crítica teatral e de todo o público que veio assistir ao espetáculo. O APCA foi uma conseqüência natural. E outros projetos virão adiante para o Grupo Redimunho, segundo Rudifran Pompeu.
A reunião dos críticos da APCA que elegeu Rudifran Pompeu como Melhor Autor Teatral em 2006 aconteceu às 19h no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, na Rua Rego Freitas, bem próximo ao casarão da Rua Major Diogo. Entre os críticos que votaram estavam Afonso Gentil, Aguinaldo Ribeiro da Cunha, Edgar Olímpio de Souza, Érika Riedel, Hilton Viana, Mauro Fernando, Maria Lúcia Candeias e Michel Fernandes. Os demais eleitos foram: como Melhor Espetáculo Camaradagem (direção – Eduardo Tolentino de Araújo, do Grupo Tapa), Inocência, sob direção de Rodolfo Garcia Vázquez, A Pedra do Reino (teatralização de Antunes Filho, a partir do romance de Ariano Suassuna e Zona Guerra (também do Grupo Tapa, sob a direção de André Garolli). Como Melhor Atriz venceu Cleide Yáconis por A Louca de Chaillot e Melhor Ator para Marco Antônio Pâmio (por Edmond). O prêmio será entregue em solenidade, em fins de março de 2007.

No talentoso elenco de A Casa, estão o próprio Rudrifran Pompeu, Roberto Borenstein, Carlos Landucci, Izabela Pimentel, Érika Malavazzi, Daniele Angelo, Giovanna Galdi, Karlo Caruso, Leandro d'Errico, Miriam d'Errico, Liz Reis e Marcos Martins, entre outros. O espetáculo está nos últimos dias de apresentação em 2006, até dia 17, domingo. Será ainda apresentado na quinta-feira, dia 14, às 21h, no sábado dia 16, também às 21h e no domingo poderá haver duas sessões, ainda não se sabe. Por isso recomenda-se que o público telefone primeiro para a produção da peça, no telefone (11) 3237-4898, para reservar. O preço é promocional, de R$ 12,50. O casarão da Escola Paulista de Restauro fica na Rua Major Diogo, 91, no centro de São Paulo. Tem estacionamento do lado.
(Ilustrações: Ruy Jobim Neto)