Entre os dias 15 de agosto e 26 de setembro a Sala Cinemateca, da Cinemateca Brasileira, irá exibir curtas-metragens que abordam o tema da diversidade sexual. As seções serão todas as terças-feiras, com entrada gratuita. O objetivo é mostrar diversos pontos de vista, de narrativa e gêneros cinematográficos, sobre a questão da sexualidade, com filmes que discutem a afirmação da identidade, a violência, o preconceito e a reinvenção de si mesmo. A mostra é a continuação de um projeto iniciado em 2004.
Entre os filmes exibidos estão: Um Clássico, Dois em Casa e Nenhum jogo fora, de Djalma Limongi Batista, onde um jovem desempregado acorda no meio da noite e resolve perambular pelas ruas da cidade; Meninas, de Paula Alves, que conta a história de duas jovens oprimidas pelo preconceito de uma cidade interiorana brasileira, até que uma delas decide que tem que se mudar; e Sexo e Claustro, de Cláudia Priscilla, documentário gravado na Cidade do México, onde uma ex-freira que assumiu sua homossexualidade revela seus sentimentos a respeito de sexo e religião.
A Sala Cinemateca fica no Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Mariana, próximo ao metrô Vila Mariana, em São Paulo. Maiores informações e programação no site da Cinemateca Brasileira ou pelos telefones (11) 5084-2177, ramal 210, e (11) 5081-2954.