A Gibiteca Municipal de São Bernardo (Rua Jurubatuba, 1415 - 1º andar – Centro), São Paulo, completa no mês de agosto 7 anos de existência, com um acervo de 11 mil revistas em quadrinhos, 365 livros e álbuns, 220 artigos de jornais e revistas, 120 fitas de vídeo, 50 fanzines e 48 discos de vinil.
Ocupando uma sala da Biblioteca Monteiro Lobato, a Gibiteca recebe uma média de 860 usuários – de todas as idades – mensalmente, fato explicado por Ricardo Queiroz, responsável pelo espaço: “Isso porque aqui há muito material de interesse do público mais velho, como Mandrake, Tex, Fantasma, além de livros de ficção científica e da coleção completa em português de Perry Rhodan”.
Recentemente foi montada, em uma das paredes do local, a exposição História em Quadrinhos: Processo de Realização e Profissionais Envolvidos, onde o passo-a-passo da criação de uma HQ é mostrado, além de conter reportagens sobre os artistas americanos Marc Silvestri (X-Men; Wolverine; Witchblade) e Todd McFarlane (Hulk; Homem-Aranha; Spawn). A Gibiteca de São Bernardo, que também promove oficinas e workshops, funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h30, e aos sábados, das 8h às 14h.