Um movimento inusitado está programado para acontecer amanhã (dia 28, sexta-feira), ao meio dia, na Avenida Paulista, em São Paulo; no Largo do Machado, no Rio de Janeiro e, em local ainda não definido, na capital de Minas Gerais.
O que está sendo chamado de Exposição Pertinente é uma mostra coletiva e consiste em cada artista ser o suporte de sua obra. Participarão do movimento artistas plásticos, escultores, fotógrafos, poetas e pensadores vestidos com um parangolé (um tecido colorido, de 1 metro com uma gola no meio) ou, simplesmente, com uma folha de jornal.
A “exposição viva” foi uma sugestão do artista plástico André Teles e está sendo coordenada por Suzana Jardim, editora da publicação independente PNOB. Até o momento estão confirmadas as presenças dos fotógrafos Bubby Costa, Carlos Manfredo e Beto Assis; dos artistas plásticos Sebastião Maria, André Teles (Curitiba), Marcos Nakasone, Diva Buss, Miguel Westerberg (Portugal), Theo Castilho, Thiago, Zóio Lourenço, Thiago Ackel, Marcelo Peigo, Solange Veiga e Feik; dos escultores Marta Jakoby, André Monteiro e Renato Primi, e do cineasta Gilmar Candeias.
A concentração na capital paulista será no parque Trianon, em frente ao MASP.