NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: O Dragão de Wawel com ilustrações de André Neves
Por Eloyr Pacheco
18/11/2005

Lançado pela Record, o livro O Dragão de Wawel e outras lendas polonesas (97 págs., capa dura) apresenta dez lendas do folclore polonês. As histórias foram narradas por Anna Klacewicz e adaptadas em textos por Letícia Wierzchowski, autora de, entre outros, A casa das sete mulheres e Um farol no pampa.

O livro narra através dos contos fáceis de ler, entre outras histórias, a origem lendária do nome da cidade de Varsóvia e de como o povo eslavo se dividiu depois da separação de três irmãos, dando origem a Polônia, a Rússia e Tchecoslováquia. As lendas registradas no livro são: A história do trompetista de Cracóvia; A história de Wars e de Sawa, a sereia; O dragão de Wawel; A história do dote de Santa Kinga; A lenda do primeiro homem na lua; A lenda do pão de mel da cidade de Torun; A lenda dos três irmãos; A triste história da rainha Jurata e do pescador; Janosik, o fora-da-lei e A cidade submersa.

As lendas, contadas pelas duas descendentes de poloneses e cheias de dragões e sereias, entre outros seres mágicos e fascinantes, ganharam ilustrações de André Neves. O ilustrador e arte-educador André Neves, recifense que atualmente reside em Porto Alegre, teve em 2002 seu trabalho como ilustrador no livro Sebastiana e Severina selecionado para a mostra itinerante XX Mostra Internazionale d'Illustrazione per I'infanzia Stepan Zavrel. Além de diversos outros prêmios, André também recebeu a distinção de "altamente recomendável" pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Este ano recebeu o Prêmio FNLIJ - Melhor Livro de Teatro com A fada que tinha idéias, publicado pela editora Projeto e escrito por Fernanda Lopes de Almeida e seu livro Maria Peçonha (escrito e ilustrado por ele), lançado pela DCL, ganhou o de Melhor Projeto Editorial.

Contrapondo outros trabalhos realizados por André Neves, as ilustrações de O Dragão de Wawel foram feitas em preto e branco, num traço econômico e eficiente. André também criou "trancas" (pequenos ícones) que identificam cada uma das histórias no índice e se repetem em todas as páginas em que a lenda é transcrita, na borda esquerda na página par e na direita na página impar, sempre no meio da página. A pesquisa iconográfica realizada por ele, assim como o uso de símbolos e grafismos comuns à cultura polonesa enriqueceram sobremaneira o resultado final de suas ilustrações.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2025 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web