O jornalista e escritor Luiz Carlos Lucena e os quadrinhistas Marcio Baraldi e Francisco Marcatti são os convidados da Tarde de Autógrafos deste dia 30 de julho, sábado, no projeto O Autor na Praça. Durante o evento será apresentado um pocket-show de slide blues com o guitarrista Rafael Veríssimo. O cartunista Junior Lopes participa do evento realizando caricaturas.
Lucena lança Rock - A Música da Revolução, um mergulho profundo nas raízes e nos movimentos de contestação e de comportamento dos anos 60. O escritor parte do negro escravo e mostra sua influência no seio da família do americano branco do sul, o nascimento do spirituals, vaudeville, ragtime, jazz, a blue note, o rithm´blues e como tudo isso gerou o rock - na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Passeia pela política dos EUA - a política liberal do New Deal e a caça às bruxas do macartismo, os movimentos de esquerda, a literatura beatnic -, dá uma pincelada no mundo. Tudo isso para contar a história dos movimentos sociais dos anos 60 - a guerra do Vietnã, a revolução estudantil, a psicodelia, Thimoty Leary, underground, Woody Goothrie, Cuba, Bob Dylan, o flower-power, Stones, Allen Ginsberg, os filmes (Blow-Up, Easy Rider, Gimme Shelter, Woodstock), contracultura, drogas, festivais. Tudo embalado pelo rock.
Depois do sucesso do primeiro livro, o hilário casalzinho roqueiro Roko-Loko e Adrina-Lina, criados pelo cartunista mais rock'n'roll do mundo, Marcio Baraldi, chegam ao segundo livro, ainda mais divertido e colorido! São 50 páginas em couché colorido, capa plastificada, acabamento de alto padrão. O livro traz textos de Kid Vinil, João Gordo e galera das bandas Harppia, Sepultura, Krisiun, Korzus, Inocentes e até do editor da revista Headbanger Magazine, do Equador, comentando sobre os personagens do Baraldi.
Francisco Marcatti, ou simplesmente Marcatti, com apenas 15 anos publicou pela primeira vez em uma revista produzida por alunos do Colégio Equipe, Papagaio, editada por Paulo Monteiro, com colaboração de Nando Reis, Marcelo Fromer entre outros. Em 1979 colaborou com a revista Boca, editada por Dagomir Marquesi. Em 1980, criou a Editora PRO-C. Recebeu 4 vezes consecutivas o prêmio HQ Mix de Melhor Publicação Independente e o prêmio Jayme Cortez de incentivo aos Quadrinhos brasileiros. Você pode saber mais sobre Marcatti no artigo Marcatti - O "pai" do udigrudi nacional publicado aqui no Bigorna!
Junior Lopes fez caricaturas esportivas para o jornal De Gerderlander, em Nijmegen, Holanda. De volta o Brasil em 1997, foi ilustrador do jornal A Província do Pará. Em São Paulo fez ilustrações para diversos veículos de comunicação, destacando-se: Folha de S.Paulo, Rede Globo (Vinheta Jogo da Velha, 2003), editora Cia. das Letrinhas, Gazeta Mercantil, revistas Superinteressante, Caros Amigos, Veja e VIP.
Participou de diversos salões de humor no Brasil e Exterior, recebendo vários prêmios: Salão de Humor do Rio de Janeiro, Volta Redonda, Piauí. Foi premiado por duas vezes consecutivas no Salão de Humor de Piracicaba: na 30ª edição, em 2003, recebeu menção honrosa na categoria Caricatura e na 31ª edição, em 2004, ganhou o prêmio pelo 2º lugar também na categoria Caricatura. Este ano, ganhou o prêmio de melhor caricatura no VII Salão Internacional de Humor de Pernambuco. Na área publicitária foi o autor das ilustrações para a campanha da LEVI´S, produzida pela Agência de Publicidade NEOGAMA, que ganhou o prêmio Leão de Ouro em Cannes em 2003, na categoria Pôster. Para conhecer o trabalho de Junior Lopes visite o fotolog do artista.
Serviço:
O Autor na Praça - Livros, Quadrinhos & Rock'n'Roll
Convidados: Luiz Carlos Lucena, Marcio Baraldi & Marcatti
Dia 30 de julho, Sábado, 14h - Entrada Franca
Espaço Plínio Marcos - Feira de Artes da Praça Benedito Calixto - São Paulo-SP
Mais informações: Edson Lima oautornapraca@oautornapraca.com.br
*texto final editado por Eloyr Pacheco.