NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Formaturas Infernais
Por Cadorno Teles
20/07/2009

Longe dos eventuais clichês, Formaturas infernais (Prom Nights from Hell, tradução de Camila Melo, Galera Record, 288 págs., R$ 35,00) se acerca do mundo surrealista e assustador do sobrenatural. Uma antologia que reúne alguns das mais conhecidas autoras do gênero. Meg Cabot (O Diário da Princesa), Stephanie Meyer (Crepúsculo), Kim Harrison, Michele Jaffe e Lauren Myracle nos presenteiam com essa reunião de cinco contos, que envolvem o período do final do ensino médio, na festa da formatura, em meio a casos aterrorizantes. Mesmo que sejam autoras que escrevem para adolescentes, os contos estão inseridos no que H.P. Lovecraft denominou de literatura fantástica com linguagem de terror, muito mais que suas obras mais famosas.

No primeiro conto, A filha do Exterminador (The Exterminator’s Daugher), Meg Cabot insere uma personagem a la Buffy para caçar um vampiro em meio a uma festa da formatura. Encontramos aqui uma história divertida, bem sessão da tarde, mas que deixa alguns pontos sem explicação, como é o caso da mãe da caçadora, que se tornou vampira, a narrativa termina e deixa-nos sem resposta. Já em O Buquê (The Corsage) de Lauren Myracle, temos uma triste história, cujo final trágico segue a trilha da prosa de Edgar Alan Poe em The Monkey's Paw, uma agradável narrativa que usa a célebre frase “tenha cuidado com o que deseja”. No conto seguinte, escrito por Kim Harrison, Madison Avery e a Morte (Madison Avery and the Dim Reaper), temos uma história cativante de uma jovem que encontra a Morte no baile e dança com ela, seguindo uma perseguição com o desenvolvimento de uma mitologia própria e um final abrupto que deixa os leitores confusos ao primeiro momento, mas extasiados após a concretização dos fatos.

As duas melhores histórias são as últimas. Salada Mista (Kiss and Tell) da Michele Jaffe é uma história de humor, tristeza e mistério. Uma surpresa, pelos personagens bens construídos, como por exemplo, a protagonista, que com seus conflitos explicados por livros de auto-ajuda, bem divertido. A deixa do conto é a loucura de muitos adolescentes que só pensam em beijar. A última história, Inferno na Terra, a tão aguardada história de Stephenie Meyer, bem divertida pela busca da felicidade de uma súcubus. Com um começo de ritmo lento, mas que se constrói a clássica temática do Bem versus Mal, de uma demônia encontrando um anjo, onde a “virtude corrompe”, porém sem muito ineditismo ou pontos de vista dos personagens.

Como em muitas antologias, temos altos e baixos, entretanto, Formaturas Infernais promete divertir os fãs do horror mais antigos, especialmente aqueles com uma visão cínica dos bailes de formatura. Nenhum dos contos foram escritos de uma forma paternalista, destina-se sim aos adolescentes e segue a vendagem estupenda dos livros da série Crepúsculo, mas vale a pena pelos contos de terror adolescente.


AS AUTORAS
Meg Cabot
é autora da série best seller O Diário da Princesa, adaptada para o cinema pela Disney. É autora também de A garota americana, Rainha da fofoca, Pegando fogo! e da série A Mediadora. Ela divide seu tempo entre Flórida e Nova York, com o marido e uma gata de um olho só chamada Henrietta.

Stephenie Meyer é autora de Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Amanhecer. Formada em Literatura Inglesa pela Brigham Young University, ela vive com o marido e três filhos no Arizona.
 
Michele Jaffe é autora de Bad Kitty, assim como de romances como Bad Girl e Loverboy. Nascida em Los Angeles, Michele mora em Lãs Vegas com o marido, seu globo de discoteca e um carpete enorme imitando pele de zebra.
 
Kim Harrison nasceu e foi criada no Meio- Oeste americano. Depois de se formar em Ciências, ela se mudou para a Carolina do Sul, onde vive desde então. É autora de Dead Witch Walking; The Good, The Bad, and The Undead; Every Which Way but Dead; e A Fistful of Charms.
 
Lauren Myracle é autora de vários romances para jovens leitores, como Rhymes with Witches e os best sellers TTYL e TTFN. Ela vive com a família no Colorado.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web