NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: A Arte dos Quadrinhos
Por Cadorno Teles
13/06/2008

A premiada coleção No Caminho das Artes, da Editora Formato, selo da Saraiva, traz em seu quarto volume, A Arte dos Quadrinhos (56 páginas, R$ 29,90), uma narrativa bem divertida do surgimento e da evolução dos Quadrinhos até hoje. A série, escrita pela mineira Raquel Coelho, inova na apresentação e nas ilustrações, fazendo uma jornada pelas diferentes expressões de arte, seja para praticá-las, seja para falar delas. A intenção é de informação consistente e prazerosa para os leitores a partir dos 9 a 10 anos, tendo até a preocupação de ensinar a galera a fazer Quadrinhos, em um caderninho em P&B, com dicas e informações de como criar sua própria HQ.

Como já tinha feito em A Arte da Animação - premiado com o Jabuti de 2001, a autora usa uma linguagem coloquial para esse novo livro, que com certeza vai também agradar os adultos, como curiosidades, entre as quais, que em 1600, na Inglaterra havia um "antepassado" das HQs que mostrava as execuções de criminosos de verdade. Temos ainda, noções da arte sequencial, como Will Eisner chamava a Nona Arte, título muitas vezes despreciado por autores do gênero, além da lista dos primeiros personagens, dos diversos estilos, da importância cultural e econômica que os Quadrinhos têm hoje, um espaço que cresceu no último século, e que ganha cada vez mais destaque. Em relação aos brasileiros, vemos citações só dos mais conhecidos, como Mauricio de Sousa, Ziraldo, Henfil, Angeli e Laerte, faltando apresentar o espaço atual que os Quadrinhos tupiniquins está conseguindo na mídia. Mas vale pela apresentação, só assim essa garotada poderá ter curiosidade de conhecer o que temos de bom no mercado. E olha que é tem muita gente boa, é so ver aqui no site...

Raquel Coelho usa na série ilustrações feitas com colagem de pequenos objetos, retalhos, bonecos, sucata, desenhos, entre outros. No caso de A Arte dos Quadrinhos, as imagens são feitas com bonecos de massa. A autora mora nos EUA, trabalhando com animação, e já trabalhou em alguns dos melhores estúdios de animação: BlueSky Estúdios e PDI/DreamWorks. Foi uma das animadoras do filme Bunny (Oscar de Melhor Curta de Animação, 1999). Dirigiu o curta The Tapir (A Anta) ganhador de 6 importantes prêmios Internacionais.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web