NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Crônicas 1964
Por Anita Costa Prado*
08/05/2008

Um italiano brasileiríssimo
Worney de Souza é mais conhecido como o organizador do Prêmio Angelo Agostini de Quadrinhos. Ao publicar Crônicas 1964 (Xamã VM - Editora e Gráfica Ltda.), ele expõe seu lado jornalístico, focado para a pesquisa referente a um dos grandes talentos do Brasil: Gianfrancesco Guarnieri. O ator, nascido na Itália, precisamente em Milão, veio com a família que escapava do fascismo e ingressou no Teatro, logo na adolescência.

O livro reúne crônicas que ele publicou no jornal Última Hora, em uma época politicamente difícil; a nação estava prestes a assistir, perplexa, o golpe militar. Antes das crônicas (ilustradas pelo cartunista Otávio), as páginas tem prefácio de Jorge da Cunha Lima e uma biografia repleta de informações que mostram com clareza o perfil de um talento genuíno e atuante, em sua trajetória artística/social até o final de sua jornada física, em 22 de julho de 2006.

A pesquisa não se limita às crônicas; todos os trabalhos dele no Teatro, Cinema e TV são devidamente registrados e há reproduções do jornal Última Hora, bem como um depoimento de Guarnieri, dado em janeiro de 2006. Isso mostra a abrangência da pesquisa e grandeza do multifacetário artista abordado. Leitura recomendável para os que acreditam na arte como ferramenta para suas idéias e ideais.

* Anita Costa Prado é poeta e roteirista de Quadrinhos

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web