NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Veyenor – A Vingança de Khaos
Por Cadorno Teles
28/04/2008

"A dor da perda abre caminho
onde a paz recua e a maldade cresce
A esperança nos livra do espinho
quando os dias livre padecem
"

Diferentemente do O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, o lançamento Veyenor – A Vingança de Khaos (Editora Leitura, 2008, 232 páginas, R$ 28,00), escrito pelo mineiro Marcelo Lacerda, não busca a destruição de um anel, causador do mal na Terra Média, e sim o uso de quatorze anéis para enfrentar a maldade de um poder corruptor na terra de Veyenor. Baseado num jogo criado por Lacerda, animador e recreador de festas infantis, a história do livro foi desenvolvida ao longo das sessões que fazia para divertir as crianças. Semelhanças ao clássico do mestre britânico podemos encontrar ao longo - não somente deste - das páginas da maioria dos romances encontrados atualmente, mas o que vale ressaltar, são as particularidades de cada um e Veyenor é um mundo com uma história detentora de originalidade e contemporaneidade.

Marcelo cria uma nova proposta de um mundo fantástico ambientado em um período medieval, bem diferente, não tão complexo como o da Sociedade do Anel, com uma linguagem aproximada do público brasileiro, ou como ele mesmo diz no prefácio da obra: "capaz de aflorar sentimentos raros guardados dentro das crianças ou dentro das crianças que já fomos um dia". Veyenor, ou a Terra dos Cinco Deuses, é um mundo formado a partir dos poderes ilimitados de entidades conhecidas como os Angélios. Habitada por humanos, elfos, magos, fadas e os animorfs - criaturas metamórficas – criados cada uma pelo poder limitado e à imagem de cada um dos cinco deuses. A harmonia entre as raças era perfeita, porém, um dos deuses, ambicioso e não querendo dividir sua força, cria a maldade, que se se espalha pelo Norte, em forma de uma névoa, conhecida como Malícia, dominando grande parte da outrora pacata região, modificando seus habitantes em seres maléficos. Ante o crescimento das forças escuras, foi construído uma muralha de contenção, dividindo em dois lados o mundo, o Lado escuro e o Lado Claro. Um período de paz se deu até que Khaos, um inimigo que uniu todos os seres maus e ameaça instaurar para sempre a maldade em Veyenor.

O confronto foi inevitável e a Primeira Batalha aconteceu, onde Dárimus, um jovem herói, vence o poderoso guerreiro e reconquista a tranqüilidade que todos almejavam, se tornando governante das terras livres do Lado Claro. Anos depois, como rei, convida seus amigos e súditos para uma grande comemoração: a presentação de seus dois filhos recém-nascidos. Contudo, as forças de Khaos atacam sem piedade e o desfecho se mostra cruel para muitos dos personagens que se encontravam ali, principalmente o rei Dárimus. Veyenor usa os artifícios singulares de O Senhor dos Anéis em meio ao estilo jovem de Harry Potter para compor seu palco de ação e ambientação em uma experiência de um universo em poucas páginas, que com certeza atrairá muitos leitores. O autor se vale de seu contato com crianças de várias idades e constrói uma história que transmite valores importantes para os jovens. Nas primeiras páginas mostra como foi criado seu mundo, apresenta suas entidades e deuses, seus principais protagonistas e antagonistas. Possui também apêndices, com glossário, descrição temporal e calendário, além de mapas das regiões.

Um mundo imaginário, um reino fantástico onde as raças livres se unem, apesar das diferenças para enfrentar o mau e estabelecer a paz, mesmo que através de muitas perdas. Apesar de colocar Magos e Humanos como raças diferentes, Marcelo Lacerda usa como força motriz os sentimentos de amizade, lealdade, amor e solidariedade perante a perda, a traição, a morte e o ódio em seus personagens. A cada capítulo, vale ressaltar, os versos e desenhos de Lacerda, que formam uma extensão da narrativa, apresentando o jovem leitor a sentir a ação de seu mundo, e ajudando a conhecer ao da fantasia e ao da poesia. Vale a pena conferir a trama desse novo mundo de aventuras que oferece tudo o que se espera de uma aventura infanto-juvenil: emoção, aventura e diversão.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web