NewsLetter:
 
Pesquisa:

O fanzine Ércio Rocha
Por José Salles
05/10/2006

Foi através da pesquisa do Sr. José Eduardo Cimó que meu espírito se entusiasmou para que eu me debruçasse mais seriamente na pesquisa dos personagens brasileiros de Histórias em Quadrinhos, e dentre os muitos tipos relatados pelo Sr. Cimó, tive a felicidade de me deparar com alguns deles em bancas de usados, como por exemplo dois fascículos (o 4º e o 5º) do fanzine Ércio Rocha, com personagens dos quadrinhos criados por Giorgio Cappelli.

Fanzines editados no formato retangular (que hoje é chamado de widescreen), com 32 e 36 páginas, respectivamente. Como estamos falando de fanzine, há editorial, seção de cartas e artigos sobre o mundo das HQs. O editorial é assinado por Ramos, e esta foi a única informação que consegui. Os artigos não vêm assinados, mas pelo estilo tudo leva a crer que sejam da mesma pessoa que escreveu os editoriais. No 4º fascículo o artigo fala sobre o quadrinhista Messias e os tempos do tablóide A Gazetinha; e no 5º temos artigo sobre Raffles, personagem criado em meados da década de 30 do século passado por Carlos Thiré (de Os Três Legionários de Sorte).

Detalhe da HQ estrelada por Minuano

Passaram pelas páginas do fanzine Ércio Rocha alguns notáveis personagens da HQ brasileira, três deles aparecem nos fascículos que resgatei e merecem destaque, todos criados por Cappelli: Minuano é o herói dos pampas gaúchos, que com suas bombachas, lenço, botas e esporas, e é claro, sua boleadeira, está sempre pronto a espalhar a justiça na região sul do país, tal qual o vento que por lá sopra. Na aventura publicada no 4º fascículo do fanzine, Minuano enfrenta os capangas folgados de um rico estancieiro, e para isso conta com a ajuda de uma jovem, linda e valente gauchinha, que mete o pezinho dengoso, com força, no saco dos machões. Há certa altura ela pergunta a um bandidão, depois de lhe tascar uma pernada: “gostas de coices nos bagos?” Vindo de ti, guria, não deve ser tão ruim...

Jôse é a personagem convidada do 5º fascículo, uma aventura doidona sobre discos voadores e feminismo sensual (tudo é possível!). Bom humor retro-futurista e um leve toque de lesbianismo. Guido Crepax descendo no mundo do cinema exploitation. E o personagem que dá o título ao fanzine é um jovem da Força Aérea Brasileira vivendo aventuras no pantanal matogrossense. Foi criado pelo autor no ano de 1964, e publicado em jornais paulistanos nos anos 1989/90. Nesta aventura em dois episódios publicada nos fanzines, chamada Bento Lobato, Ércio Rocha e seus companheiros precisam deter um bando de vigaristas estrangeiros que praticavam pesca predatória na região. Os bandidos vão acabar raptando o pai de Ércio (o tal Bento Lobato), e para resgatá-lo o jovem da F.A.B. vai contar com a ajuda de um espertíssimo e mui corajoso vigário gaúcho. Este, a propósito, é um dos muitos personagens interessantes desta brilhante HQ – onde destaco também um índio imenso e de força incrível, Gurupi, sempre disposto a ajudar Ércio em suas aventuras. Destaque maior destes personagens formidáveis são os desenhos de Capelli, riquíssimos em detalhes e paisagens.

 Do mesmo colunista:

Combate #2 – Edição Especial

Raimundo Cangaceiro

Almanaque Assombração

O Justiceiro da Estrada

Almanaque Astronauta #2: ficção científica de primeira

Targo, o Tarzan brasileiro

Pabeyma: como o futuro era visto no passado

Zhor - O Atlanta: mitologia e ficção científica

Ophidya, de E.C. Nickel, e os terrores da Sobrenatural

Pelotão Suicida: Histórias da Segunda Guerra Mundial

Fantar: HQ de e para fãs de filmes de monstros

Historieta: o excelente fanzine que virou (uma) revista

Guerreiro Ninja: Quadrinhos de artes marciais

Tralha: Marcatti, Mutarelli & Cia.

Bang-bang Brasiliano

Saudades da Chiclete com Banana

 Veja também:

Lançamento: Máscara Noturna #2

Resenha: Máscara Noturna #1

SM Editora: Incentivando o quadrinho nacional independente

Resenha: Artlectos e Pós-Humanos #1

Preview: Artlectos e Pós-humanos #1 de Edgar Franco

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web