Pronto! Depois que o Laudo arrombou a porta da redação, tratei de trocar a fechadura e a porta já está novinha em folha. E eu juro que se alguém quebrar a minha porta de novo eu mato!!! Mas parece que foi só eu falar isso e de repente o telhado da casa levantou!! Serão os terríveis vendavais de janeiro que arrancaram meu telhado?!? Que nada! Era o gigante Flávio, o maior cartunista do Brasil (literalmente), que é alto demais para passar pela porta e resolveu entrar pelo teto. O colosso de Rhodes veio trazer sua lista dos dez gibis preferidos que inclui Hal Foster, Will Eisner, Edgar Vasquez e Milazzo, todos gigantes da HQ mundial. Mas apenas no sentido figurado. Graças a Deus, senão eu teria não apenas um, mas uma verdadeira horda de gigantes dentro de casa e aí é que não me sobraria uma única telha mesmo. E por falar em telha, pode colocar todas no lugar de novo, Flávio Golias, antes que caia um desses torós e inunde minha redação! CABRUUUUMMMMM.....
Os Dez Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Flávio
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio10.jpg)
1 - The Spirit - Will Eisner
Spirit é uma das melhores coisas já feitas na história dos Quadrinhos!!! Verdadeira HQ policial noir, que às vezes deixa a violência em último plano. Sem falar na genialidade e no traço único de Will Eisner, abordando o lado filosófico dos personagens.
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio4.jpg)
2 - Ken Parker - Berardi e Milazzo
O faroeste nunca mais foi o mesmo depois de Ken Parker! Trata-se de um personagem em constante busca de si mesmo, com histórias de fundo filosóficos alinhados com personagens clássicos do faroeste americano. Nesta maravilhosa série o desenho de Ivo Millazzo às vezes beira ao sublime, com certeza.
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio7.jpg)
3 - Príncipe Valente - Hal Foster
A idade da Távola Redonda retratada em belíssimos desenhos de Hal Foster. Os roteiros, também de autoria do mestre Foster, desfilam elegância aliada ao traço magistral e impecável. Clássico total!
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio1.jpg)
4 – Calvin e Haroldo - Bill Waterson
Nesta memorável série, Bill Waterson conseguiu realizar um humor sutil e às vezes esparramado, aliado a um traço desconcertantemente genial. Imperdível!
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio9.jpg)
5 – Retalhos - Craig Thompson
Retalhos é simplesmente o melhor álbum de quadrinhos que já li em toda minha vida! O autor, Craig Thompson, retrata a sua trajetória de vida em tons sutis e com belos desenhos.
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio6.jpg)
6 - Pelopincho y Cachirula - Fola
Esta é uma clássica série dos anos 40 do cartunista argentino Fola. Retrata as aventuras de dois irmãos que aprontam todas as estripulias possíveis e imagináveis. Um humor bem escrachado e com um traço bem genial!
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio8.jpg)
7 – Rango - Edgar Vasquez
O personagem clássico do cartunista gaúcho Edgar Vasques! A temática da fome, levada à luz pela primeira vez em plena ditadura militar. O uso de metáforas é o forte nesta série, além da bela arte gráfica de Edgar Vasques, claro!
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio2.jpg)
8 - Chico Peste - Munhoz
Chico Peste é um cangaceiro muito arretado que era publicado na revista Gibi Semanal, e foi vencedor de um concurso pra quadrinistas nacionais, na segunda metade dos anos 60. Criação do cartunista Munhoz, e que depois também foi desenhado com muita graça por Paulo Paiva.
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio5.jpg)
9 – Marli - Milson
Marli é a solteirona encalhada, que vive pendurada no telefone e falando “ralou, creozodete!”, com a sua parceira de fofocas, a tal Creozodete. Genial criação do cartunista capixaba Milson!
![](//www.bigorna.net/dezmelhoresgibis/flavio3.jpg)
10 – Ferdinando - Al Capp
Criação imortal do cartunista americano Al Capp, retratando os moradores caipiras de Brejo Seco e com fortes críticas ao "american way of life". Humor inteligente em tiras diárias. Leitura obrigatória para todos!