NewsLetter:
 
Pesquisa:

Bafta 2009 anuncia indicados ao "Oscar" britânico
Por Ruy Jobim Neto
16/01/2009

Brad Pitt e Cate Blanchet em O Curioso Caso de Benjamin Button

Praticamente se repetem as indicações e os vencedores do Globo de Ouro entre os indicados do Bafta (British Academy of Film and Television Arts - saiba mais aqui e aqui), um tipo de Oscar do cinema concedido nas Ilhas Britânicas e que, como a premiação anterior, tem jeito de prévia do Oscar 2009. Neste ano, com 11 indicações cada um, O Caso Curioso de Benjamin Button (com Brad Pitt, Tilda Swinton e Cate Blanchett) e Slumdog Millionaire , de Danny Boyle (o grande vencedor do Globo de Ouro) são os grandes competidores. Os prêmios do Bafta serão entregues na Royal Opera House, em Londres, em 8 de fevereiro. Leia agora a listagem dos indicados nas principais categorias e nossos comentários logo abaixo. A aposta que estamos fazendo é um jogo de adivinhação sem base científica alguma, apenas uma conjectura. Se fosse o Oscar, tudo aquilo em que a as pessoas apostam em geral dá mesmo, de tão óbvio e previsível (um toque azedo nosso: pense na bilheteria e o seu indicado vence o Oscar). Aqui, no Bafta, pode acontecer novidades.
 
MELHOR FILME
O Curioso Caso de Benjamin Button
Frost/Nixon
Milk
The Reader
Slumdog Millionaire

 
Comentário:  
Slumdog Millionaire, de Danny Boyle, com Benjamin Button, de David Fincher, são as duas grandes pedidas, pendendo mais para o primeiro. O filme de Ron Howard (Frost/Nixon) leva um tema mais caro a americanos que britânicos e Milk leva a assinatura de outro peso pesado, Gus Van Sant. Nossa aposta: O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON.
 
FILME BRITÂNICO EM DESTAQUE
Hunger
Na Mira do Chefe
Mamma Mia!
Man on Wire
Slumdog Millionaire

 
Comentário:  
Mamma Mia! é o tipo de filme azarão, é um musical de imenso sucesso nos palcos e tem Meryl Streep no elenco. Slumdog Millionaire teria sido colocado "estrategicamente" nesta categoria por algum motivo que possamos desconfiar, na listagem anterior? Nossa aposta: SLUMDOG MILLIONAIRE (pelos motivos acima).
 
DIRETOR
Clint Eastwood, A Troca
David Fincher, O Curioso Caso de Benjamin Button
Ron Howard,
Frost/Nixon
Stephen Daldry,
The Reader
Danny Boyle, Slumdog Millionaire
 
 
Comentário:  
Aqui estão os pesos-pesados. Clint Eastwood não levou premiação no Globo de Ouro com a troca de meninos, um deles sendo filho da personagem (baseada em fatos reais) de Angelina Jolie (A Troca). Danny Boyle pode repetir a premiação, pode acontecer de tudo. Nossa aposta: DANNY BOYLE (de Slumdog)
 
ROTEIRO ORIGINAL
Queime Depois de Ler
A Troca
I've Loved You So Long
Na Mira do Chefe
Milk

 
Comentário:  
O roteiro dos irmãos Coen (de Queime...) é delicioso, cheio de reviravoltas malucas, uma comédia bem interessante. Mas é comédia, vá saber o que pensa o Bafta, no Oscar nem chegaria perto. Entre os roteiristas concorrentes estão: Phillipe Claudel (por I've Loved You So Long), os dois outros roteiristas (de Milk e A Troca) são ilustres desconhecidos. Talvez levem. Nossa aposta: A TROCA.
 
ROTEIRO ADAPTADO
O Curioso Caso de Benjamin Button
Frost/Nixon
The Reader
Apenas um Sonho
Slumdog Millionaire

 
Comentário: 
Pesos pesados, entre os concorrentes estão: Peter Morgan roteirista de Frost/Nixon a partir de sua peça teatral; o dramaturgo britânico David Hare (que adaptou As Horas) fez sua versão cinematográfica para The Reader, o filme de Stephen Daldry. Nossa aposta: O CURIOSO CASO DE BENJAMIN BUTTON. 
 
FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
The Baader Meinhof Complex, Alemanha
Gomorra, Itália
I've Loved You So Long, França
Persépolis, França
Waltz With Bashir, Israel
 
Comentário:  
Talvez a única explicação cabível para Persépolis (de Marjane Sartrapi) estar nesta listagem é ele ter estreado nos cinemas britânicos em 2008, pois a produção é do ano anterior. Gomorra foi o azarão azarado do Globo de Ouro, que ficou mesmo com a animação israelense Valsa com Bashir. Nossa aposta: VALSA COM BASHIR (se Persépolis ou Gomorra não pegarem)
 
FILME DE ANIMAÇÃO
Persépolis
Wall-E
Waltz With Bashir
 
 
Comentário:
Como dissemos antes, se Valsa com Bashir venceu, o que poderia acontecer, por exemplo, com Persépolis, que concorreu ao Oscar 2008 mas não levou? E merecia, com certeza, é um grandioso filme, uma obra de arte que não pode ser esquecida. Quem sabe é agora, mesmo a título de consolação? Sim, a Inglaterra pensa diferente dos EUA. Nossa aposta: PERSÉPOLIS (isso se a guerra de Israel com Gaza não interferir, claro).
 

Frank Langella (esquerda) em Frost/Nixon


ATOR PRINCIPAL
Frank Langella, Frost/Nixon
Dev Patel,
Slumdog Millionaire
Sean Penn,
Milk
Brad Pitt, O Curioso Caso de Benjamin Button
Mickey Rourke, O Lutador

 
Comentário:
Mickey Rourke venceu o Globo de Ouro, na categoria. Será que agora é a vez de Brad "Benjamin Button" Pitt? Ou de Frank Langella com o seu Nixon, no filme de Ron Howard? Sean Penn é outro peso pesado, lembremos. Nossa aposta: BRAD PITT.
 
ATRIZ PRINCIPAL

Kate Winslet em
The Reader

Angelina Jolie,
A Troca
Kristin Scott Thomas,
I've Loved You So Long
Meryl Streep,
Dúvida
Kate Winslet, The Reader
Kate Winslet, Apenas um Sonho

 
Comentário:
Kate Winslet ao quadrado, como no Globo de Ouro. Aqui, das duas uma – ou os ingleses são realmente descarados (no bom sentido, isto é, de expor mesmo, ou seja: é isso, é isso) ou é uma bela gozação. Tudo bem. Se não der ela de novo, vai ser interessante, mas ela é britânica, very british, daí não se pode dizer mais nada. Nossa aposta: KATE WINSLET (ela é muito boa, afinal).
 
ATOR COADJUVANTE
Robert Downey Jr., Trovão Tropical
Brendan Gleeson, Na Mira do Chefe
Philip Seymour Hoffman, Dúvida
Heath Ledger, Batman - O Cavaleiro das Trevas
Brad Pitt, Queime Depois de Ler
 
 
Comentário:
Acredita-se que Heath Ledger já deva ter vários prêmios póstumos. Se não for ele de novo, pelo Coringa do filme de Christopher Nolan, Brad Pitt merecia só pelo divertido personal trainer de Queime Depois de Ler, dos Coen. Seymour-Hoffman, no filme baseado em peça teatral (Doubt) pode levar, ele é sangue bom. Nossa aposta: BRAD PITT (que talvez não leve pelo Benjamin Button).
 
ATRIZ COADJUVANTE

Amy Adams

Amy Adams, Dúvida
Penélope Cruz, Vicky Cristina Barcelona
Freida Pinto, Slumdog Millionaire
Tilda Swinton, Queime Depois de Ler
Marisa Tomei,
O Lutador
 
Comentário:
De todas, só mesmo a atriz de Slumdog é uma ilustre desconhecida. As outras todas, muito famosas, já concorreram ou até venceram Oscar, à exceção da loirinha Amy Adams, de Doubt (lembram dela, a Encantada, da Disney?). Sim, porque Marisa Tomei, Penélope Cruz e Tilda Swinton são feras e premiadas. Diante das coisas, temos nossa aposta: PENÉLOPE CRUZ (afinal, outra chance pra ela mostrar que a Maria Elena de Vicky Cristina Barcelona é uma maravilhosa personagem cômica, na pele dessa espanhola).
 
MÚSICA
O Curioso Caso de Benjamin Button
Batman - O Cavaleiro das Trevas
Mamma Mia!
Slumdog Millionaire
Wall-E

 
Comentário:
A trilha sonora. Quem conseguiu ouvir o trabalho de Alexandre Desplat (A Rainha e Moça com o Brinco de Pérolas) no filme do David Fincher – estamos falando na bela música de O Curioso Caso de Benjamin Button, pode apostar, como nós vamos fazer aqui. Os outros autores são: os feras Hans Zimmer e James Newton Howard (por O Cavaleiro das Trevas), A.R. Rahman (por Slumdog Millionaire, vencedor do Globo de Ouro), Benny Anderson (Mamma Mia!), e o fera Thomas Newman por Wall-E. Aposta nossa: ALEXANDRE DESPLAT por O Curioso Caso de Benjamin Button.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web