NewsLetter:
 
Pesquisa:

Tropa de Elite estréia com problemas técnicos em Berlim
Por Ruy Jobim Neto
12/02/2008

O longa metragem brasileiro Tropa de Elite (imagem acima), ou The Elite Squad, seu título em inglês, foi apresentado para a imprensa nesta segunda-feira (11) no Festival de Cinema de Berlim, o Berlinale Palast e, ao final da exibição, houve aplausos e vaias. Por um problema técnico, o filme foi exibido no original em português com legendas em alemão - o normal são legendas em inglês. Por causa disto, os jurados e o presidente do júri, o cineasta grego Costa-Gravas, tiveram que usar fones de ouvido, com narração em voz feminina. Mesmo assim, o filme de José Padilha, autor do aclamado Ônibus 174, não deixou de chamar a atenção da crítica com seu ritmo frenético, movimentos de câmera violentos e a trilha sonora.

No entanto, também deixou a desejar pelo pouco espaço dado à reflexão, uma vez que seu objetivo, segundo palavras do próprio diretor, é causar sensação e fazer o espectador mergulhar na violência das favelas cariocas. Em função disso, a ficção violenta de Tropa de Elite provoca, em princípio, um certo mal-estar. Mas com suas seqüências noturnas ao som de rock pesado, o filme campeão de bilheteria nos cinemas brasileiros acabou cumprindo seu objetivo de chamar a atenção. O capitão Nascimento em pessoa, ou melhor, Wagner Moura, e atriz Maria Ribeiro, junto com Padilha, deram um tom bem brasileiro à entrevista coletiva da equipe de Tropa de Elite, desfazendo um pouco a má impressão inicial.

O jornal alemão Die Welt comparou o filme com a Alemanha. Informou, em uma reportagem, que os alemães ainda acusam a polícia de ser dura quando prende um traficante em Kreuzberg, ao tentar estabelecer um certo paralelo com a dura história do filme. A outra estréia do dia foi o mexicano Lake Tahoe, de Fernando Eimbcke, que, além de Tropa de Elite, é o único filme latino que aspira ao Urso de Ouro de Berlim. Também nesta segunda-feira serão exibidos Sparrow, o último filme de Johnnie To, de Hong Kong, e o esperado Sangue Negro, de Paul Thomas Anderson e protagonizado por Daniel Day Lewis, que, na véspera, levou o Oscar britânico de melhor ator, o Bafta. Completaram a jornada Cherry Blossoms-Hanami, de Doris Dorrie, a primeira dos dois filmes alemãos na competição oficial, e o melodrama chinês In Love We Trust, de Wang Xiaoshuai, que também teve uma boa acolhida.

Telecine
O canal Telecine adquiriu os direitos de exibição do filme Tropa de Elite, longa brasileiro mais visto em 2007. O acordo foi fechado na última semana e concede ao Telecine exclusividade, na TV paga, da produção, que conquistou 2,4 milhões de espectadores no país, segundo dados do Filme B. Ainda não há previsão de data para exibição do filme no canal. Atualmente, o longa de José Padilha disputa o Urso de Ouro na competição oficial do 58º Festival de Berlim, ao lado de 21 produções do Irã, EUA, França e Japão, entre outros países. O festival anuncia os vencedores e entrega seus prêmios no próximo sábado. (com France Presse, em Berlim)

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web