NewsLetter:
 
Pesquisa:

Programa Cultural Rádio Jornal dos Trabalhadores (JT) e TVs Cultura
Por Bira Dantas
20/04/2011

O Jornal dos Trabalhadores faz parte de uma parceria entre Sinergia, CUT e Abraço (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitárias).

Uma nova opção de jornalismo no rádio. O JT passou da edição 500 (com transmissão em rede formada por 100 rádios comunitárias), com uma visão social ousada e uma linha editorial diferente: um programa de rádio que busca a democratização da comunicação, que garante espaço aos movimentos social e sindical e que dá as notícias que os outros não dão. Por isso, a pauta do programa é voltada especialmente para as lutas e as conquistas de trabalhadores de várias categorias, dos aposentados e pensionistas, das mulheres, dos negros, dos indígenas e dos jovens, contra qualquer discriminação de raça, religião, gênero e orientação sexual.

Eu, que sou chargista do Sinergia, há 4 anos divido o Programa Cultural, com Elias Aredes Jr (jornalista do Sinergia), toda sexta às 18h30. No programa de rádio já foram abordados assuntos como a História do Blues (em 3 partes), Grandes nomes da MPB (Elis Regina, Clara Nunes, Chico Buarque, Tim Maia, Caetano Veloso), AQC, Troféu HQmix, Ângelo Agostini, Dia do Quadrinho Nacional, Lançamentos de Quadrinhos na HQ Mix Livraria em Sampa, Virada Cultural Paulista e Campineira, Programação Humorística de TV, Turma da Mônica Jovem, O mundo dos RPGs, Os Melhores do Mundo, Festival de Gaita em Campinas, Feira Internacional de Leitura de Campinas, Exposições da Escola de Arte Pandora (Campinas), Festival de HQ na FNAC Campinas, Produção de Quadrinhos Literários, A Turma do Xaxado em Quadrinhos, Programação de Blues e Rock em Campinas (Delta Blues Bar, Woodstock Bar, Joe&Leo’s e Natus Verde) e eventos de Quadrinhos e Cartum como FIQ, Piracicaba, Comicon Rio, FestComix e Festivais de Anime e Mangá. Thaís (de 11 anos), minha filha, também fez parte da equipe indicando e comentando filmes, livros e gibis.

Prêmio em 2009

Recebeu o Prêmio Pontos de Mídia Livre, um programa do Governo Federal que reconhece e apóia iniciativas de comunicação compartilhada e participativa de instituições sem fins lucrativos e Pontos de Cultura (Grupos e instituições de natureza artística patrocinadas pelo Ministério da Cultura).

Últimas Atualizações

- A ativista social Maria do Socorro Gomes mostra porque os movimentos sociais mostram resistência ao presidente Obama;
- O cientista político Bruno Lima Rocha analisa os pontos positivos da visita do presidente norte-americano ao Brasil;
- O chargista Bira Dantas exibe a influência da cultura norte-americana no Brasil.
- Uma visão sobre o projeto de Reforma Política;
- MPB de qualidade no quadro Contando Música;
- Balanço do futebol brasileiro na semana;

Anote o endereço para acessar, ouvir, criticar ou elogiar: //www.jtcutabraco.wordpress.com

Minhas charges podem ser vistas no Blog, no Jornal do Sinergia e na galeria do site, no Jornal dos Petroleiros, no Jornal da FUP e galeria do site e no Jornal do Sindae.

Dia 25 de abril dois programas imperdíveis na TV: Sangue Latino e Historia do Rock'n'Roll. Sobre a TV Cultura, leia excelente artigo de Kelly Zucatelli, do Diário do Grande ABC, que fala das mudancas na emissora:

TV Cultura reestrutura grade de atrações

"Como parte de um forte processo de reestruturação para continuar com a programação  educativa, a TV Cultura anuncia para este semestre investimento de R$ 5 milhões em novos apresentadores e atrações como séries, documentários, filmes nacionais e internacionais, além da reformulação de programas veteranos da grade. Além do lançamento, no dia 25, do site www.cmais.com.br<//www.cmais.com.br/>, que proporcionará maior interatividade do público com a programação.

Serão 25 novas atrações, quatro redesenhadas e oito temporadas inéditas para várias faixas etárias. São elas, Quintal da Cultura, Festival Internacional de Cinema Infantil, 60 Encontros Mortais, Deu a Louca na História, Sangue Latino, Cultura Retrô, Somos1só, Sessão Independente e Esse tal de Rock''n Roll.

Entre os novos rostos estão o da cineasta Carla Camurati, que assinará a curadoria do Festival Internacional de Cinema Infantil, no qual serão selecionados 50 filmes consagrados de diversas nacionalidades para exibições diárias, às 12h e às 18h15.

Com a saída de Heródoto Barbeiro da emissora, Marina Person chega na casa no dia 28, às 20h45, para assumir o Cultura Retrô, programa que traz para o presente acontecimentos passados que marcaram a história do País.

O presidente da Fundação Padre Anchieta, João Sayad, foi muito questionado sobre a escolha de Marina. O diretor de conteúdo, Fernando Vieira de Mello explica: "Desde quando ela saiu da MTV, tivemos interesse em trazê-la para cá. A saída do Heródoto só fortaleceu a nossa intenção. Além de ser uma apresentadora de credibilidade, tem uma cara jovem que serve para tratar de um programa de memória".

Também entram para o casting Carlos Alberto Torres, no comando do Grandes Momentos do Esporte, nas quartas-feiras, às 20h45, e Sandra Peres e Paulo Tatit divertindo as crianças com o Palavra Cantada, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30, ao vivo.

O programa Sangue Latino, coprodução do Canal Brasil e Urca Filmes, entra para a programação da TV Cultura, todas as segundas-feiras, às 20h45, com uma série de 18 entrevistas com figuras célebres da América Latina. O primeiro será sobre Chico Buarque.

Consagrados

Continuam garantidas para o telespectador as atrações veteranas da grade como o infantil Cocoricó, que completa 15 anos, o Radiola, comandado pelo músico João Marcello Bôscoli, todas às sextas-feiras, às 20h45. Cadão Volpato continua no comando do Metrópolis para mostrar o dia a dia da cultura, de segunda-feira à sábado, às 20h15.

Estruturação

Sayad adiantou que em julho a emissora terá novo planejamento estratégico de reestruturações administrativa e de conteúdo. Já é cogitado intensificar o jornalismo. "Queremos colocar telejornal na hora do almoço também", disse."

Procure emissoras de televisão brasileira de sinal aberto que oferecem à sociedade brasileira uma informação de interesse público e promove o aprimoramento educativo.

Paraná
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
Rio
São Paulo
Brasil

Para você que cansou da cobertura sensacionalista e trágica das grandes emissoras, mude de canal. Deixe de ver a nova novela com velho roteiro, tramas manjadas e diálogos repetidos, evite os programas que exibem muitos músculos e silicones e pouco cérebro, pule fora da deselegância travestida de culta e do lugar-comum de entrevistadores que agridem entrevistado e plateia. Assista as TVs Cultura e Educativa espalhadas pelo Brasil. Volte a pensar livremente e de forma arejada. Saia da mesmice que difunde preconceito e ignorância. Viva mais feliz!

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web