NewsLetter:
 
Pesquisa:

FAN II (Feliz Ano Novo, segunda parte)
Por Bira Dantas
14/01/2008

Clique para ampliar

Recebi mensagens especiais de camaradas mais especiais ainda: Spacca, Paulo Monteiro, Marcio Baraldi e Julio Shimamoto se referíam à minha coluna passada aqui no Bigorna.net e homenagem ao Ivan Wasth Rodrigues! Como aqui no Bigorna.net não temos um fórum para postar mensagens, vou reproduzir seus e-mails:

Spacca: Quer dizer então que peguei carona na sua homenagem ao Ivan Washt?... que honra! Pena que não o conheci... Vi agora seu texto de Ano Novo, e retribuo! Que bom, o Dom Quixote fica pronto em janeiro!
Abração

Paulo Monteiro: Grande Bira, como está você? Desejo que esteja muito bem! Recebi o seu e-mail de Feliz Ano Novo e desejo o mesmo para você! Fiquei um tempão lendo os seus artigos e vendo os seus desenhos. O seu traço está ficando cada dia melhor, mais maduro. Muito bom! E achei que você está escrevendo muito bem! Um texto leve, bem articulado, rico em detalhes, em imagens e emoções. Gostei muito. Lamentei a morte do Ivan Washt Rodrigues. Ele era um grande desenhista. Eu conheci algumas das belíssimas aquarelas que ele pintou, há muitos anos...Outro dia fui à casa do Gilmar, em Santo André. Foi muito legal revê-lo depois de duas décadas. Ele foi muito simpático comigo, mostrou vários desenhos dele e do Fernandes. Estou ansioso para ver o seu trabalho completo do Dom Quixote! Envio um grande abraço para você e família. Do amigo de sempre.

Marcio Baraldi: Valeu o texto bonito lá no Bigorna!!!! Sucesso pra nóis! Feliz 2008! Abração do Marcio.

Shimamoto: BIRÃO MERMÃO! Tu rasgou seda legal pra galera toda, e não poupou ninguém! Assim já carimbou seu passaporte antecipado lá para o céu, podes crê! Obrigadão por ter me incluído nessa afortunada lista. São Pedro me confidenciou que carimbou mesmo seu passaporte. Que os dias que correm tragam a você e seus Familiares muita saúde, paz e grande produtividade! Abração do Shima.

Alguém com a trajetória que este Samurai das HQs tem, não precisa agradecer pois nós temos obrigação de reverenciá-lo a cada nascer do sol. Artistas do quilate de um Shima não aparecem sempre. E é uma honra poder contar com a amizade dele. Isso me fez lembrar que eu havia deixado de incluir pessoas importantes na minha vida e do Quadrinho nacional. Portanto resolvi aumentar a lista!
- Quero dar os PARABÉNS a pessoas como o sérbio/brazuca Marko Ajdarić, mantém a maior newsletter sobre Cartum e Quadrinhos do Mundo, o Neorama dos Quadrinhos. Ele é um batalhador incansável do Quadrinho Nacional e um dos maiores conhecedores do assunto que eu conheço.
- Um ABRAÇO ao jornalista, tirista e professor de Quadrinhos Djota! Ele é responsável pelo site MundoHQ, autor das tiras Só dando Gizada publicadas no Correio Popular e escreveu várias matérias pra lá de legais sobre os Quadrinhos, inclusive uma entrevista antológica com o mestre Will Eisner.
- PARABÉNS ao Cedraz pela produção de tiras de altíssimo nível em sua Turma do Xaxado. Este baiano pode dar os braços a outro também genial: Luis Augusto, criador das tiras infantis (pero bem adultas, na melhor tradição de Peanuts) Fala Menino há mais de 10 anos.
- E PALMAS para mais dois sites dedicados aos Quadrinhos Pop Balões do Diego e Zine Brasil da Michelle
- Dois amigos que também exploram outras mídias são o Edgar Franco, doutor e quadrinhista que lançou BioCyberDrama (com Mozart Couto, um dos mais fantásticos desenhistas brasileiros) e as HQtrônicas - Do Suporte Papel à Rede Internet, resultado da sua pesquisa pioneira sobre as HQs na web. E Fábio Zimbres, que lançou Música para Antropomorfos, projeto conjunto com a banda de rock goiana Mechanics. HQ com música é o que há!
- Quero enviar um AGRADECIMENTO aos jornais que publicam minhas charges: Sinergia, Petroleiros, Cometa Itabirano, Folha de Minas e Meu Jornal Campinas (onde posso criar este cartum mensal e as crônicas que o ilustram. Ou seria o contrário?). Sem eles, eu estaria restrito à Internet, que é abrangente, mas não tem o alcance que os jornais tablóides impressos à la Gutenberg, têm.
- Quero mandar um JÓIA pro Paulo Monteiro que fez uma trajetória fantástica nas tiras sindicais criando personagens fantásticos como Mimi, a metaleira, Xilique, Meia-noite, Cabeça entre outros. Foi um prazer trabalhar com ele no Sindiluta (boletim dos Sindiquímicos de Sampa). João Antonio Buhrer pela força que tem me dado nas pesquisas de adaptações de literatura para os Quadrinhos e pelo seu blog muito legal.
- Quero dar a maior FORÇA pro Tietê que, com suas tiras tem feito humor com um tema tão delicado como a Miséria e à Natalia Forcat, grande representante feminina nesta categoria tão masculina que é a dos quadrinhistas e chargistas. Ela tem feito juz aos nomes de Rian (Nair de Teffé), Hilde Weber e Conceição Cahu. Valeu, Nat, a mais brasileira das cartunistas argentinas!
- Quero tirar o chapéu (ou o boné) pro Maxx, que mesmo depois de um acidente grave na moto, conseguiu dar a volta por cima e continuar na ativa publicando o ótimo El Terrado e ao Mário Latino que mantém o jornal GRAPHIQ impresso e na web especializado em tiras e Quadrinhos nacionais. O seu trabalho tem sido hercúleo no sentido de resgatar a história da HQ nacional. E também para o Márcio Leite e seu site Brasil Cartoon e para o Rubens e seu Gibindex e o Faoza com seu Tupixel. São sites que promovem a cultura da HQ e o Cartum nacionais. Palmas pra eles!
- Quero dar meu ADEUS a Ivan Wasth Rodrigues, o maior quadrinhista histórico brasileiro, dono de traço elegante e sofisticadas pinceladas aguadas de meio-tons. Ivan começou com HQs para revistas infantis, mas especializou-se em assuntos históricos, sendo requisitado por editoras de livros didáticos e agências de publicidade. Ele quadrinizou Casa-Grande & Senzala (de Gilberto Freyre) onde pude rever seu trabalho admirável, num traço mais moderno, com arte-final em bico-de-pena e nanquim.
- Quero que meu curso de Caricatura, Charge e Cartum tenha mais alunos na Pandora de Campinas  e que eu consiga tempo para desenhar as tiras que o Ricardo Quintana idealizou: Mundo Bira. Claro que o alvo das chacotas serei eu (rs)...
- Como VOTOS DE ANO NOVO, continuamos neste trilhar infinito da HQ brasileira. E VIVA O QUADRINHO NACIONAL!

Bira Dantas, quadrinhista e gaitista, desta vez não levou gaita para azucrinar os parentes na praia na passagem de ano...

 Do mesmo Colunista:

FAN I (Feliz Ano Novo, primeira parte)

Por que alguns governos apoiam a cultura e outros não?

Acabou o FIQ

Lobato: Cartuns e Aquarelas

Quantum Spies, Quadrinhos com dublagem

Polêmicas em Salões de Humor

Quem está por trás do Neorama dos Quadrinhos

Salões de Humor & Concursos

O caminho natural para desenhar

BiraZine: todas as Colunas

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web