NewsLetter:
 
Pesquisa:

Thais Linhares
15/12/2008

Nascida em setembro de 1970, atua na área editorial e de cinema de animação. São diversos os trabalhos publicados como ilustradora, uns tantos agraciados com o mérito “Acervo Básico”. Em 2002, recebeu o “Altamente Recomendável” da FNLIJ pela obra Deuses e Monstros (texto de Lia Neiva, editora Record). Em outra obra, junto com o escritor Bruno Pacheco, Histórias para ver por outro lado, a arte ganhou indicação para o Prêmio Jabuti de ilustração (2006). Em 2005 suas ilustrações para o livro O Jogo do Pensamento (texto de Vivina Assis Viana, ed. Geração/SP) foram das escolhidas para representar o Brasil na BIB – Bienal Internacional de Ilustração em Bratislava. Roteirista das revistas d’O Menino Maluquinho, Sítio do Picapau Amarelo, produzidas na Zappin! (atual Megatério, estúdio do Ziraldo), publicou HQs para jovens na Heavy Metal Brasil, Grimoire e Panacea-Revista (SP). Seu livro de estréia como escritora em literatura infanto-juvenil Vovó Dragão, editado pela Nova Fronteira, foi escolhido para compor o PNBE 2008 (Programa Nacional Brasileiro de Educação) – está em todas as Bibliotecas das escolas federais do país. Na virada do ano de 2007 para 2008 editou os títulos O Livro do Cavaleiro e O Monge e o Macaco (Ygarapé Editorial) como a autora dos textos, ilustrações e projetos gráficos.

Em maio de 2008, no Salão do Livro que comemora 40 anos da FNLIJ, lançou os livros: Breno, Breno (Larousse Editora, ilustrações de Sandro Dinarte) e Américas Assombradas (Escala Educacional, sob pseudônimo de Anhangá Mirim). Este último terá seu enredo desenvolvido para uma série de animação para crianças. Convidada permanente da FNLIJ para participação no Salão do Livro para Crianças e Jovens (mais importante da América do Sul, no gênero), onde além de fazer lançamentos, organiza exposição de ilustradores e pratica performances onde produz grandes painéis ilustrados e responde às perguntas das crianças. É voluntária na AEI LIJ, Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, onde organiza exposições com ilustradores de norte a sul do país, promove encontros e orienta novos autores (ilustradores e escritores) sobre elaboração de “portfolios”, contratos e direitos autorais. Participante assídua do Fórum Nacional de Direitos Autorais (2007-2008-2009). Junto com a AEILIJ participa como palestrante e oficineira, em eventos como a FLIPinha de Paraty, Bienais do Livros, entre outros. Além da AEILIJ também é associadas a ABIPRO (Associação Brasileira de Ilustradores Profissionais) e ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação).

Voltando um pouquinho no tempo, em 2003 abriu juntamente com Sandro Dinarte a Adler Editora, especializada em aviação histórica que já conta com um catálogo privilegiado de livros e gravuras com séries limitadas assinadas uma a uma pelo artista e pelo piloto (ver aqui). Em final de 2007 a Adler inaugurou um selo novo – o Ygarapé Editorial (ver aqui). Até novembro de 2008 trabalhou como cenógrafa de cinema animação para a Multirio – Prefeitura do Rio de Janeiro além de participar em novos projetos editoriais e de curtas e longas de animação (roteiro e storyboards). Ali fez parte da equipe de arte do novo curta da série Juro que Vi – O Saci. Especializou-se em roteiro para animação e pitching nas oficinas de Jean Ann Wright e Heather Keannon – Anima Mundi/CCBB. Participou da primeira oficina para formatação de projetos em séries de animação, ministrada por Marta Machado, no CTAv do Rio de Janeiro. Em dezembro de 2008 recebu o prêmio do SEC para desenvolvimento de roteiro de longas em animação. Quando jovem fez teatro no Tablado e Colégio Andrews, balé (6 anos, parte deles em Monterey, Califórnia – EUA), astronomia (UFRJ) e mais tarde fez parte do Coro de Ópera da Escola Nacional de Música /UFRJ, onde gravou o CD comemorativo O Colombo, com o maestro Ernani Aguiar. Em Cambridge-UK fez cursos de especialização em literatura, arte e história medieval. Atividades recentes e acesso a portfolios: aqui e e-mail thaislinhares@yahoo.com.br.

Biografia encaminhada ao Bigorna.net pela ilustradora

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web