NewsLetter:
 
Pesquisa:

Bigorna recebe o 6º Prêmio DB Artes
Por Marcio Baraldi
06/12/2010

Quem não chora, não mama! Foi só a gente reclamar em alto e bom tom dos Prêmios de HQs nacionais e ganhamos um Prêmio DB Artes! (noticiado aqui)

O prêmio já está em sua sexta edição e é concedido pela Divisão Brasileira de Artes, um grupo de quadrinhistas porretas lá de Aracaju (SE), liderados pelo Anderson Santos. Além do Prêmio o grupo realiza o HQ Festival todo ano, um dos maiores eventos do Quadrinhos do Nordeste, que reúne debates e palestras com autores nacionais, exposições e feira de venda de gibis, entre outras atrações.

Voltando ao prêmio, ele visa homenagear artistas independentes, de todo o território nacional, divididos nas categorias: Edições Independentes; Desenhistas Independentes; Roteiristas Independentes; Álbum Independente; HQ On-line; Site sobre fanzines; e Homenagem especial.

O Bigorna faturou na categoria Site, pois desde seu principio, apoiou incondicionalmente os autores e publicações independentes do Quadrinho Brasileiro. Nós do Bigorna, agradecemos humildemente a todos que votaram em nós, reconhecendo nosso árduo trabalho em prol dos Quadrinhistas brasileiros, que são, em sua imensa maioria, publicados de forma independente, dentro do imortal espírito do "Faça você mesmo!".

Aproveitamos para lembrar a toda categoria que quem fica parado é poste, portanto não fiquem esperando nada de mão beijada e continuem criando e produzindo de forma independente sem cessar! Independência é sinônimo de liberdade! Cabe aos quadrinhistas do Brasil encontrar cada vez mais meios para distribuir e divulgar a vasta produção da categoria. A internet sem duvida é um dos maiores aliados nessa empreitada. Lembrando que ser independente não tem absolutamente nada a ver com a qualidade do produto, pois sempre existiram e existirão obras primorosas e inteligentes realizadas as próprias custas, ao mesmo tempo que sempre existiram obras ruins lançadas por grandes editoras. Aliás, o mesmo pode ser constatado, até com mais evidência, no mercado da música, pois quantos artistas lançam discos criativos e maravilhosos de maneira independente e não chegam na grande mídia, enquanto somos obrigados a ouvir um caminhão de lixo sonoro, financiado por jabá de gravadoras, nas rádios todo santo dia?

No mais parabenizamos o Anderson e o DB Artes pela criação e manutenção deste Prêmio, que é parte importante no tão necessário processo de democratização dos Prêmios de HQs do Brasil, haja visto que as premiações mais antigas do ramo, apresentam, ano após ano, resultados repetitivos e saturados (como exposto aqui). Prêmios como o DB Artes são muito bem vindos pois trazem um ar de novidade e refrescam o cenário.

Vejam abaixo a relação completa dos ganhadores:

Edições Independentes
Espírito da VentaniaRoberto Fernandes
Salomão Ventura Caçador de Lendas Giorgio Galli
Quadrante Sul Grupo Quadrante Sul

Roteiristas Independentes
Nando Alves
- Between the Shadows
Elmano SilvaO Homem do Patuá a Origem

Desenhistas Independentes
Célio Cardoso - 9MM, Atemis
Joel SantosKuei e a Senhora de Sávar

Álbum Independente
Lucas da Vila de Sant’anna da Feira - Marcos Franco e Marcelo Lima

HQ On-line
Demon HammerWal Souza e Eliton Lima

Site sobre Fanzines
Bigorna

Homenagem Especial
Júlio Shimamoto
e Gutemberg Cruz

Para conhecer melhor o trabalho do Grupo DB Artes, visitem o site.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web