NewsLetter:
 
Pesquisa:

Piracicaba, um Salãozinho
Por Fernando Coelho dos Santos
03/02/2010

Classificar Piracicaba de salãozinho é forte, mas é exatamente o que eu penso. Internacional no nome, permanece restrito aos limites do município. No Salão Mackenzie de 73 levamos a exposição para o MAM/RJ, enquanto Piracicaba nestes 36 anos não conseguiu ganhar o território nacional. Só exposição em shopinzinhos por aí, mas não chegou às principais cidades brasileiras nem a locais à altura da tradição do Salão de Piracicaba. Credito essa pequenês à política que cerca o Salão. Fala-se muito, faz-se pouco. Estruturado para realizar trabalhos durante os 365 dias do ano, trabalham muito menos que isso. Nem um simples site conseguem atualizar !

Quando da inauguração da 34ª edição, em agosto 2007, fui convidado para integrar a Comissão do 35º Salão. Cheio de vontade, em seguida comecei a cobrar a realização da primeira reunião da Comissão, que veio a ocorrer em 23 outubro na sede da FIESP. Alex Periscinoto na Presidência da Comissão era indício de que poderíamos realizar coisas diferentes no 35º. Uma das idéias discutidas foi a realização de uma grande exposição e debates sobre mídia x HQ e humor. Marketing e Mídia, matérias de excelência do Alex! Por ser difícil arrumar patrocinadores para injetar dinheiro na organização via caixa da Prefeitura, logo surgiu o IMAG como organização independente que daria agilidade operacional e transparência administrativa / financeira, visando dar maior amplitude ao Salão e segurança aos investidores. 

Encerramos essa primeira reunião com diversas coisas alinhavadas que logo tratei de colocar no papel para todos os demais integrantes, ajudando o trabalho do Secretário da Comissão. Mas eu estava ingênuo. Na verdade a intenção de formar uma Comissão com nomes respeitáveis não passa de marketing. A Comissão não tem poder de corrigir distorções nem de implantar coisas novas. Constrangido, participei de uma discussão com a Secretária que transformou uma coisa simples em um problemão. A falta de habilidade da Secretária gerou inúmeros mails entre os integrantes da Comissão. Logo em seguida pedi demissão da Comissão. E não fui só eu. Agora, novamente a Secretária vem perturbar o Salão. Via assistente despede a Diretora do Salão, funcionária de tantos anos, logo antes do Natal. Não entro no mérito da substituição, que deve ter seus porquês, mas inaceitável um ato cuja forma desrespeita a pessoa, a profissional e a todos os operadores do humor e dos Quadrinhos.

O desenho do Salão é antigo e o prêmio é insignificante. No Salão Mackenzie demos 9 prêmios enquanto o de Piracicaba é um só. Quanto ao valor, o de Piracicaba é menor daquele concedido pelo caixa do DCE. Quanto ao desenho, há tempos os Salões internacionais estão na era digital enquanto Piracicaba continua à moda antiga. Está na hora dos piracicabanos, tanto os políticos quanto os atuantes nas lides empresariais paulistas, acordarem e verem que da forma como está não dá para continuar. Ou então o Salão de Piracicaba continuará um salãozinho.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web