NewsLetter:
 
Pesquisa:

A Entrega do 1º Troféu Bigorna – 2008
Por Eloyr Pacheco
09/12/2008

Bira entrega troféu para Zalla (clique na imagem para ampliá-la)

Foi um “festão”! No melhor estilo “baraldiano”, o Blackmore estava fervendo de gente legal e cheia de vida na festa de entrega do 1º Troféu Bigorna. Eu fui para São Paulo apresentar o prêmio e, junto com Marcio Baraldi, ser o anfitrião da festa que tem tudo para se tornar um dos grandes acontecimentos do Quadrinho Nacional. Antes de subir no palco, eu estava nervoso, claro, correndo aqui e ali vendo quem estava presente, fazendo minhas anotações e recebendo os convidados. Além de muitos dos premiados, muitos profissionais da área de Quadrinhos estiveram presentes. Não tenho como destacar todos, mas, registro aqui a presença dos “quarto-mundistas” Laudo Ferreira Junior e Marcos Venceslau; da assessora de imprensa Cida Cândido; do editor e desenhista Primaggio Mantovi; do editor Dario Chaves, e Hamilton Tadeu, do NFL Zine.

Gedelson Malagola e Kinui Seto Takeguma
(clique nas imagens para vê-las ampliadas)

Ao subir ao palco me acalmei. Antes de começar a entrega dos troféus abri espaço e dei a palavra para alguns profissionais de Quadrinhos representando os produtores de todo o Brasil. Não havia como permitir que todos falassem. Subiram ao palco: Bira Dantas (que tocou um pout-pourri com sua famosa gaita); Manoel de Souza (editor da premiada Mundo dos Super-Heróis); Will (Subterrâneo); Caio Majado (Conseqüências) e Alex Mir (Tempestade Cerebral). Decidi em primeiro lugar fazer as homenagens e entregar os troféus para os Mestres. As perdas este ano foram enormes. Eugênio Colonnese, embora familiares tivessem confirmado por e-mail, não teve nenhum representante; do Mestre Gedeone Malagola foram a viúva Cleonilde e seus filhos Gedelson e Gisele; do Mestre Claudio Seto estiveram presentes duas irmãs, Sandra Seto Takeguma Utikawa e Kinui Seto Takeguma; e Rodolfo Zalla, emocionado e impedido de subir ao palco por problemas de saúde, recebeu seu troféu das mãos de Bira Dantas e pediu o microfone para agradecer ao pé da ribalta.

Em seguida entreguei os prêmios de Contribuição à HQB para Worney de Souza (pelos 24 anos do Prêmio Angelo Agostini) e ao programa HQ Além dos Balões (da TV Tatuapé), representado por Fábio Sales. Aliás, o Fábio e o Flávio Peixoto, mesmo em dia de receber troféu, não pararam um minuto sequer, entrevistando e fazendo registro (o programa Banca de Quadrinhos também trabalhou muito no dia da festa). Embora Dario Chaves, que trabalhou como editor da Opera Graphica, estivesse presente, ele não estava representando a editora. Quem iria receber o Troféu Bigorna de Contribuição à HQB era Franco de Rosa, que mais tarde informou que teve um problema de saúde e não pode aparecer. Também homenageamos o jovem ilustrador Mark Novoselic que faleceu precocemente este ano. Na ordem, entreguei os troféus para Luiz Augusto (Melhor Cartunista); Mario Latino (Melhor site de autor: GraphicBrasil); Gonçalo Júnior (Melhor Jornalista Especializado); Rod “Blenq” Gonzales representando José Salles da editora Júpiter II (Melhor Editora Independente), e Roberto Guedes (Melhor Livro sobre Quadrinhos: A Era de Bronze dos Super-Heróis). Todos tiveram espaço para agradecer e comentar o prêmio.

Um grande público acompanhou o evento no Blackmore (clique para ampliar)

Samicler Gonçalves, que levou o troféu de Melhor Desenhista, também com problemas de saúde, escreveu justificando sua ausência. Francinildo Sena (Melhor Roteirista), Henrique Magalhães (Melhor Álbum/Livro de Humor: Macambira e sua gente), e Emir Ribeiro (Melhor Livro de Aventuras/Outros: 35 Anos de Velta) também justificaram por e-mail suas ausências. A Desiderata não indicou representante. O Melhor Chargista Carlos Latuff chegou muito atrasado e recebeu depois da festa de entrega o troféu das mãos de Baraldi. Sérgio Chaves receberá o troféu de Melhor Fanzine/Revista Independente pela publicação da Café Espacial no próximo dia 13 no lançamento da edição #3 da revista em Londrina (saiba mais aqui).

Foi uma grande festa! Depois da entrega muitos continuaram reunidos batendo papo, tirando fotos para registrar os encontros, e pareciam não querer que a festa acabasse. A pergunta mais freqüente era como seria no ano que vem. O que eu posso responder é: ano que vem tem mais!

Mais fotos do evento (clique nos links para vê-las):
Bar Lotado!!!
Baraldi mostra o Vale-Tudo pro Programa Banca de Quadrinhos
Baraldi e Latuff
Banda Baranga detonou um rockão de primaaaa!!!!
Eloyr e Fábio Salles (HQ Além dos Balões)
Banda Exxotica incendiou a festa!!!!
Gonçalo Junior
Roberto Guedes
Luis "Fala Menino!" Augusto
Rod Gonzales recebe troféu em nome de José Salles
Worney de Souza
Primaggio Mantovi

Para ver MUUUUITO mais fotos da festa clique nos links abaixo. São de sites de cobertura de eventos que estiveram presentes na festa. Quem perdeu o festão, fica esperto que ano que vem tem mais!
Bares SP
Programa Boom!

(fotos: Marcio Baraldi - legendas também - e Gil Tokio)

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web