NewsLetter:
 
Pesquisa:

Um balanço do 1º Zine Osasco
Por Cadú Simões*
29/11/2006

Beth Kodama, de Ethora

Eram nove horas da manhã quando cheguei na Biblioteca Municipal de Osasco no último sábado, dia 25 de novembro, para preparar os últimos detalhes do evento, que iria começar às dez horas. O 1º Zine Osasco é um evento sobre fanzines e Quadrinhos independentes cujo objetivo é servir como um ponto de encontro entre fanzineiros, quadrinhistas e leitores para trocar idéias e discutir sobre a produção de Quadrinhos e o mercado nacional, além de divulgar o trabalho dos quadrinhistas iniciantes, incentivando-os a produzirem cada vez mais para assim melhorarem suas habilidades e perícias na confecção de uma História em Quadrinhos. O evento foi formatado da seguinte maneira: uma exposição dos fanzines inscritos que iram compor o novo acervo de fanzines da Biblioteca; uma exposição de ilustrações cujo tema desta primeira edição do evento foi mitologia grega; e por fim, uma série de palestras com temas pertinentes à produção independente.

Zé Oliboni, do Pop Balões

A primeira palestrante do dia foi Beth Kodama, substituindo a Elza Keiko, que não pôde comparecer. Beth deu dicas e noções básicas sobre edição e diagramação de uma revista para os presentes, além de contar a sua experiência pessoal com os fanzines Kanetsu e Ethora Especial. Para aqueles que sempre quiseram fazer um fanzine, mas não tinham muita noção de como, a palestra da Beth foi bem enriquecedora. Após uma pequena pausa para o almoço, foi à vez de Zé Oliboni, editor do site Pop Balões, dar a sua palestra sobre Quadrinhos na Internet. Zé contou a experiência que ele está tendo com a publicação de Quadrinhos, e também sobre outras experiências bem sucedidas de Quadrinhos online, como a Nona Arte de André Diniz, e o Quantoon, da Quanta Academia de Artes. Oliboni destacou a importância da Internet como um ótimo meio de divulgação para os quadrinhistas, mas ressaltou que eles devem pensar mais em fazer Quadrinhos adaptados à Internet ao invés de ficarem presos aos padrões das HQs impressas, já que no meio virtual é possível ousar mais neste aspecto, pois não há as limitações do formato do papel.

Eloyr Pacheco, Will, Leonardo Pascoal e Caio Majado,
de A mosca no copo de vidro e outras histórias

A última palestra do dia foi realizada por Eloyr Pacheco, Will, Leonardo Pascoal e Caio Majado. Cada um deles começou contando um pouco das experiências pessoais na área de Quadrinhos e apresentando seus respectivos trabalhos. Depois foi a vez deles falarem um pouco da revista independente A mosca no copo de vidro e outras histórias que produziram juntos. Por fim, começou-se a discutir sobre a crescente produção independente de Quadrinhos no Brasil. O consenso a que se chegou com essa discussão é que a produção independente é extremamente importante para a criação de um futuro mercado de Quadrinhos nacional consistente, estável e extremamente profissional. Mas para que isso seja possível, é preciso que haja uma conscientização dos quadrinhistas de que este mercado só se tornará uma realidade a partir da iniciativa deles mesmos, que devem produzir cada vez mais, ao invés de ficarem parados esperando que as editoras os publiquem. E felizmente este é um movimento que já está acontecendo, e espero que a produção independente cresça cada vez mais a ponto de chamar a atenção dos leitores de Quadrinhos, cuja grande maioria ainda não faz nem idéia da existência deste cenário independente no Brasil. O 1º Zine Osasco deu um passo nesta direção, uma pequena contribuição para que o leitor possa tomar conhecimento de tudo isso e também interagir de perto com os quadrinhistas independentes.

Por fim, posso dizer que os saldos do 1º Zine Osasco foram positivos. Gostaria de agradecer aos convidados que gentilmente aceitaram dar as palestras e principalmente, aos fanzineiros que participaram ativamente do evento. Sem vocês, ele não teria sido possível. Então, até a próxima edição.

(Fotos de Tiago Souza)

* Cadu Simões é o criador das HQs do Homem-Grilo e de Nova Hélade e organizou o 1º Zine Osasco

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web