NewsLetter:
 
Pesquisa:

Minas "de muitos quadrinhos" Gerais
Por Marko Ajdarić
09/09/2005

Neste artigo, procuramos (e vamos ficar devendo, com certeza) mostrar alguns personagens e fatos da Nona Arte no estado brasileiro de Minas Gerais, atualmente.
 
Sacadas de Minas
 
O ET de Varginha em Quadrinhos, personagem criada por Paulo Antônio, foi a grande novidade de onde "não se espera nada", este ano. Lançado em abril, o personagem deu origem ao Studio Etzinho, que impulsionou a cidade a convocar sua Primeira Mostra Nacional de Histórias em Quadrinhos, para agosto passado (e que pelo visto, não aconteceu, mas já é uma bela semente), e que reforçaria o esforço cultural da cidade, que já realiza festivais nacionais de cinema e teatro. Para conhecer o extra-terrestre brasileiro em sua versão quadrinhizada, confira uma matéria em um portal que é referência no setor, o Ufo-Gênesis.

Lançado em meados deste ano, o 8º número da revista Graffiti 76%, uma das mais bravas lutadoras pela afirmação da cena independente nas Alterosas, trouxe um encarte especial com a primeira História em Cubinhos de que se tem notícia, para montar e jogar; a revista custa apenas R$ 3,50. O editor da Grafitti 76% é o italiano Piero Bagnariol, que, como se pode ver nesta matéria do Musibrasil, o portal que melhor faz a ponte entre Brasil e Itália, também organiza o graffitti em Minas, onde o povo está.

Um novo salão de humor
 
Os Cartunistas Associados do Norte de Minas estarão abrindo, juntamente a UNIMONTES (Universidade Estadual de Montes Claros), no dia 24, o 1º Salão Nacional do Humor de Montes Claros, que coloca o Nordeste de Minas no roteiro nacional do humor de traço. Foram apresentados 722 trabalhos, um belo número para um salão em sua primeira edição. O belíssimo júri - formado por Ziraldo, Zélio, Lor e Camilo Riani - já selecionou 120 trabalhos na terça-feira passada. Está prevista uma exposição do Manifesto aos Cartunistas, realizada por Konstantin Christoff, que também estará lançando o livro Rapazes de Fino Traço, que ele assina juntamente com Georgino Júnior, Márcio Leite e Wandaick Santos. Ah, se você achou estranho o nome Christoff para um mineiro, você tem razão: ele também é artista plástico e o primeiro cirurgião plástico a atuar em Minas Gerais. Esperamos que o salão tenha menos problemas que o Salão de Caratinga (cidade natal do Ziraldo), que também acontece em setembro.

Ecos de Minas
 
No plano internacional, não resta dúvida que a grande contribuição do ano para que Minas fosse vista com bons olhos foi dada pelo galego Miguelanxo Prado, que lançou, este ano, pela bela coleção Cidades Ilustradas, o álbum correspondente a Belo Horizonte, com o subtítulo Nostalgias, onde a capital de todos os mineiros não é cenário, e sim, personagem, tratada por um quadrinhista que também é arquiteto de formação. O álbum também já foi publicado em maio, em francês, por um dos melhores selos de quadrinhos do mundo: a Casterman.
 
Fanzineiros
 
1) Os dois irmãos gêmeos mais originais do fanzinato brasileiro são de Uberaba. Gêmeos e fanzineiros já seria bastante original, convenhamos, mas André e Davi, e seu fanzine CRISE (Cada Razão Insiste Ser Especial), marcam - com uma constância invejável - a sua presença nos grandes encontros de fanzineiros brasileiros, quase todos, fora de Minas, com uma forma muito peculiar de apresentar os produtos de A Vacalhada, a sua editora independente. André e Davi também são protagonistas de uma bela mostra da inteligência mineira: esta matéria sobre os gêmeos, de Graziela Christina de Oliveira, então caloura de jornalismo da Uniube, é um ótimo contraponto ao que anda faltando em muitos veículos de comunicação da chamada "grande" imprensa, por seu interesse pelo assunto e por sua vontade de preencher cada detalhe com informações.

2) Nos dias 8, 9 e 10 de junho, aconteceu, na casa de shows Matriz, em Belo Horizonte, a Mostra Mineira de Zines, que procurou ressaltar a importância cultural dos fanzines e das revistas alternativas. A mostra também foi um ponto de encontro e reflexão dos produtores e admiradores da cultura alternativa. Além de quadrinhos, a mostra apresentou zines de poesia, humor, literatura e de protesto, além de fanzines digitais. A produção local de curtas-metragens de cinema também se fez presente.
 
Gente que mostra
 
Inaugurada em setembro de 2003 por Alencar Fráguas, com uma exposição de quadrinhos, a livraria e café Quixote levou para a elegante região da Savassi, em Belo Horizonte, uma variedade cultural que se destaca das butiques da área, e tem sido o espaço para lançamentos de vários tipos. Agora, no dia 20 de agosto, o segundo volume de A Mulher Vai ao Cinema, de Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes, foi lançado na Quixote. Marcando dois anos da Quixote, o original quadrinhista Wellington Srbek lança, neste dia 10 (sábado) a revista em preto e branco Monstros (R$ 4,00), num encontro que terá a presença de outros autores locais. Esperamos encontrar em breve a HQ para poder resenhá-la.

Uma bela amostra do que fazem Srbek e seus parceiros Cleuber e Fernando Cypriano, integrando outros quadrinhistas, nas já publicadas Mirabilia, Fantasmagoriana, Mystérion, Apócripha e Quantum pode ser conferida na loja virtual da sempre oportuna Marca de Fantasia.

Gente que organiza
 
A Associação Nação HQ é, sem dúvida, um dos grandes baluartes dos quadrinhos em Minas Gerais, e deve ser conhecida diretamente em seu novo endereço (desde julho): Rua Carijós, 424 - Sala 1814, telefone (31) 3075-0501. Além de ministrar cursos, o pessoal já está empenhado em realizar a Bienal Nação HQ, que deve acontecer no segundo semestre de 2006.

Gente que anima
 
Em cinema de animação, Minas tem muitas contribuições, quase incontáveis. A última prova vem de Ricardo Cristofaro, artista de Juiz de Fora, que foi premiado no Incuba - Festival de Arte Electronico de Rio Gallegos, na Patagônia argentina, que acontece de 22 a 28 de setembro. Entre as várias categorias do festival, Cristofaro foi premiado por sua obra Objetos Ansiosos, animação gráfica em 3D, que será objeto não só de premiação, mas, também de uma exposição individual e de um catálogo com sua obra. Conheça a obra de Cristofaro, diretamente em sua página eletrônica, no portal da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Humor online
 
Para conhecer um pouco do humor de traço em Minas, existem vários nichos: dois dos jornais de maior circulação da capital (apesar de manter fechados os conteúdos de seus noticiários, permitem que se tenha acesso aos trabalhos de quatro ótimos chargistas: Lute e Mario Valle (do Hoje em Dia) e Son Salvador e Oldack Esteves (Estado de Minas); o terceiro, O Tempo, remodelou seu portal recentemente e - entre seus colunistas - tem publicado excelentes crônicas do mestre Ziraldo. Pelo interior, a Tribuna de Minas, de Juiz de Fora, publica o ótimo Bello, diariamente; em Governador Valadares, temos o Santo (que resolveu deixar de assinar Espírito Santo) no Diário do Rio Doce, com soluções originais em charges diárias. Falta mesmo está fazendo o Valtenio, de O Correio (de Uberlândia), que com seus cartuns baseados em um apresentador de TV davam bem conta de mostrar as coisas tortas do Brasil. O já citado Paulo Antonio, quadrinhista do ET de Varginha, tem algumas suas charges publicadas no Tribo Varginha. Por último, e de modo nenhum, em último, vale indicar a grande novidade em humor de traço no Brasil em 2004, a nosso ver: a turma dos Tranquêra, criação do Jaral, que consegue mostrar os jovens de Minas numa versão 100% mineira e 100% universal.

Um senão
 
O único setor que discrepa desse tecido rico, que tem tudo para crescer, são as universidades. Contando com oito universidades federais e outras escolas que somam à inteligência nacional em vários campos como a PUC-Minas, o que o setor universitário tem feito pela Nona Arte mineira está muito abaixo do que se pode esperar, apesar de alguma coisa realizada na UFMG (como o curso de HQs ministrado por Wellington Srbek e Fernando Cypriano, este ano) e das belas novidades da Unimontes e da UFJF.
 
Um vetor
 
Toda esta vitalidade leva a crer que na 4ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, confirmada para o período de 5 a 9 de outubro, teremos muitas notícias a contar. Conheça a trajetória do festival, em sua página eletrônica oficial.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web