NewsLetter:
 
Pesquisa:

Arquivos Incríveis: A Técnica Universal das Histórias em Quadrinhos de Fernando Ikoma
Por João Antonio Buhrer de Almeida
13/03/2011

Aproveito a grande entrevista que o genial Marcio Baraldi fez com o ainda mais genial Fernando Ikoma, pra pescar aqui nos meus Arquivos Incríveis, o hoje raríssimo livro A Técnica Universal das Histórias em Quadrinhos, escrito por Ikoma para ensinar o know-how das HQs.

Este foi um dos primeiros livros técnicos sobre o assunto produzidos no Brasil, ao lado daqueles antológicos do mestre Jayme Cortez (que algum dia eu posto aqui), e reúne a experiência de Ikoma e outros artistas que produziam HQs para editora Edrel, de Minami Keizi, no início dos anos 70.

No livro Ikoma ensina todos os macetes para produzir um bom quadrinho: argumento, roteiro, decupagem de páginas, lay-out, enquadramentos, técnicas de arte-finalização, como nankim, aguada, retículas e outras. Durante todo o livro Ikoma vai ilustrando-o com pedaços de sua própria obra, então há cenas dos personagens Fikom, Cibele e outras histórias que o mestre criou ao longo de sua curta, mas extremamente prolífica carreira. O que o torna um prato cheio não só para quem se interessa por manhas sobre como produzir Quadrinhos, como também para quem é fã do trabalho de Ikoma. Há inclusive uma lista dos personagens e histórias avulsas que ele criou para a Edrel, por estas listas a gente pode fazer uma idéia do tanto que o genial artista produziu. Olhando esse livro a gente fatalmente se pergunta: Quando algum editor vai recuperar a excelente obra de Fernando Ikoma, o menino-prodígio da HQ brasileira?!?

Veja a galeria de imagens aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web