NewsLetter:
 
Pesquisa:

Showcases de Animação e outras coisas...
Por Ruy Jobim Neto
07/05/2007

Cena de Azur e Asmar, de Michel Ocelot

 
O site da Animation World Magazine, que eu me acostumei em chamar de "site amarelo", exatamente pela cor que abre o material de Internet dele, faz um tempinho começou a exibir showcases do que vem vindo por aí em termos de desenho animado, tanto em 3D como em 2D. Há de tudo um pouco, a variedade do cardápio está ao gosto do freguês. A única pena é que muitos desses filmes que o site exibe (muitos em trailers, apenas) jamais virão para esse lado de baixo do Equador, a não ser por Anima Mundi ou algum distribuidor realmente genial. 

Bem, embora possamos nos queixar – e com alguma razão – da quantidade ínfima de animações feitas (aqui e) lá fora que chegam a nossas telas, até que de repente a gente vislumbra obras de Michel Ocelot (Kirikou e a Feiticeira, Príncipes e Princesas e o recente Azur e Asmar) ou algo como as simpaticíssimas velhinhas de Belleville. No caso do AWN, podem ser vistos trailers de alguns longas e mesmo de séries animadas que vão ao ar nas televisões européias, americanas e asiáticas. O link é esse, tem desde Bill Plympton (muito conhecido aqui nosso, graças ao Anima Mundi) e tantas outras obras, como Rahan, série de TV dos estúdios Xilam (da França) e não se iluda: o pessoal produz animação a todo vapor lá fora.

Tem gente nossa aqui produzindo também a todo vapor para vários estúdios estrangeiros. As TVs inglesa e francesa investem imensamente na área, há cursos e mais cursos tanto de 2D quanto de 3D. Esses gêneros não morrerão tão cedo, o Oscar que o diga. Mesmo porque é sabido e dito que na televisão mundial (e a nossa também está na contagem, claro), há dezenas de milhares de horas de buraco de programação. Isso quer dizer exatamente o que vocês estão pensando: local para exibir animação há, muito além dos festivais e dos sites de Internet. Acredite, se quiser.
 
Música em Cena, o site do evento 
 

Gustavo Santaolalla

Como noticiado aqui no Bigorna.net, enfim começou (no dia 05, indo até o próximo dia 12) no Rio e em São Paulo o grande simpósio que é o Música em Cena, com workshops, palestras e com direito a apresentações dos compositores Ennio Morricone (de Os Intocáveis, A Missão, Cinema Paradiso, entre outros) somente no Rio de Janeiro e com Gustavo Santaolalla (de Babel e Diários de Motocicleta) em São Paulo.
 
No site, o internauta pode ainda ouvir trechos de trilhas de filmes como Central do Brasil (música de Antonio Pinto e Jacques Morelenbaum para o filme de Walter Salles Jr.), Por um Punhado de Dólares (de Morricone para o longa de Sergio Leone), a canção de Chico Buarque para o filme O Maior Amor do Mundo, de Cacá Diegues, e muitas outras coisas. Entre essas coisas está a biografia dos palestrantes, que não serão poucos. 

No meio deles estão o ator e crítico de cinema José Wilker, os cineastas Cacá Diegues e Sergio Resende, o maestro Julio Medaglia, os compositores André Abujamra e Wagner Tiso, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho e claro, os convidados internacionais Lisbethj Scott, Santaolalla e Morricone. Outra coisa legal do site é você clicar no modo "completo" dele, e já vai abrir com trechos de Cidade de Deus e trechos de Morricone para filmes de Sergio Leone. Nas imagens, trechos de Babel, e um mecanismo para ouvir as trilhas de vários filmes, que se situa no canto superior direito da tela do site. Toda a programação do evento também se encontra no Música em Cena.

 Do mesmo colunista:
Woody Allen em filmes e tiras, pra todos os gostos

A imagem que se monta e a que não é vista

Humor e traços aqui e lá fora

E por falar em Quadrinhos e Ensino...

Quadrinhos e próteses

Quadrinhos e História: Tudo a ver

Rapunzel: um novo Disney pelas mãos de Glen Keane

Personagens Históricos: eles também são nossos

Santos-Dumont: para os que lembram do aeronauta

Quadro a Quadro: todas as Colunas

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web