NewsLetter:
 
Pesquisa:

O Primeiro quarteto de um criador fantástico
Por Dark Marcos
27/07/2010

O desenhista Jack Kirby é considerado um dos co-criadores dos heróis do Universo Marvel, juntamente com o escritor Stan Lee. E não só de heróis que ele desenhava regularmente, mas personagens como Homem de Ferro (desenhado por Don Heck) e Homem-Aranha (por Steve Ditko) sempre tiveram a supervisão de Kirby em suas primeiras aventuras.

Há quem diga até que Kirby foi mais responsável do que Lee nessas criações, sendo que o escritor atuava mais como uma espécie de “administrador” desse então novo universo de personagens. 

Polêmicas a parte, apesar dos anos de parceria e sucesso, a dupla viria a se separar em um momento que só pode ser interpretado como desentendimento artístico e criativo. O clima pouco amistoso dessa separação se destacou mais ainda pelo fato de Kirby ter ido trabalhar para a principal concorrente da Marvel, a DC Comics, onde criou outra grande leva de personagens com conceitos muito parecidos com o que havia criado na editora anterior ou mesmo desenvolvido idéias que na Marvel não encontrou o espaço e/ou liberdade suficientes.

Mas essa atitude de partir de uma editora a outra, levando na mala toda a criatividade e estilo que caracterizavam a obra de Jack Kirby (coroado pela indústria como o Rei dos Quadrinhos) também já seguiu o caminho inverso.

Kirby havia trabalhado na National Periodical (hoje conhecida como DC Comics) e ajudou a criar personagens cujos conceitos foram utilizados mais tarde na Marvel. Há quem diga que a Patrulha do Destino, conhecidamente criada por Arnold Drake e Bruno Premiani, teve muito de sua opinião, o que justifica as semelhanças conceituais no que seria, mais tarde, na Marvel, os X-Men, criados por Stan Lee e Jack Kirby.

Mas o caso mais gritante dessas semelhanças que seguem o autor talvez estejam em um outro grupo, um outro quarteto, por assim dizer. Eram quatro aventureiros que sobrevivem a queda de seu avião e chegam a conclusão de que o acontecimento lhes deu uma nova chance e que, devido a seus conhecimentos únicos (capacidades), deveriam utilizar aquela nova chance para ajudar as pessoas. Estão reconhecendo quem são? De fato, se parece muito com a origem do Quarteto Fantástico da Marvel (criados por Kirby também), mas não são. Tratam-se dos heróis conhecidos como Desafiadores do Desconhecido, um grupo de aventureiros criados por Jack Kirby em Feverreiro de 1957, para a revista Showcase nº 7.

Tal qual o Quarteto da Marvel, os Desafiadores eram formados por pessoas aparentemente comuns e nem mesmo traziam o estilo de super-heróis, ou seja, não utilizavam uniformes vistosos e coloridos da mesma forma que o Quarteto Fantástico quando surgiu.

Esse quarteto era formado pelo piloto de testes Ace Morgan, pelo boxeador Rocky Davis, pelo alpinista Red Ryan e pelo cientista Professor Haley. Posteriormente o grupo teria uma adição feminina, representada por June Robbins.

Apesar do sucesso inicial que levou o grupo até mesmo a ter sua revista própria, a saída de Kirby do processo criativo e da editora (para ajudar Stan Lee a formar o Universo Marvel), mesmo dando certa longevidade a suas aventuras, levou esses heróis, com o perdão do trocadilho infame, a se tornar aquilo que desafiavam, desconhecidos!

Releituras ocasionais do grupo, inclusive utilizando personagens bem distintos dos originais (que são considerados envelhecidos na cronologia da DC Comics) ainda não engrenaram o suficiente para que os Desafiadores voltassem a atuar nos quadrinhos. Mas trata-se de uma criação do saudoso Kirby, que é constantemente homenageado e cujo “toque de Midas” ainda surte efeito até os dias de hoje deixando seu rastro de grandes sucesso por onde passou.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web