NewsLetter:
 
Pesquisa:

Como foi: III MAISHQ – Encontro de Quadrinhos de Sobral
Por Zé Wellington*
12/04/2011

Um ano depois do início do ousado projeto que deu origem ao MAISHQ – Encontro de Quadrinhos de Sobral, no Ceará, o evento chegou à sua terceira edição no final de semana dos dias 9 e 10 de abril de 2011, no Centro de Convenções de Sobral, como parte do FAMS 4, tradicional evento sobre animação e cultura japonesa do interior do estado.

Numa programação incluindo exposição de artistas locais, oficinas e debate, o evento iniciou no sábado com uma oficina de desenho básico com os artistas locais Wescleyb e Camila Nágila, ambos integrantes do Grupo Gattai, organizador do encontro. Na tarde desse mesmo dia coube à Fernando Lima, desenhista de Fortaleza e um dos fundadores do coletivo Armagem Herética, uma oficina sobre roteiro para histórias em quadrinhos curtas.  Encerrando o primeiro dia com uma oficina sobre narrativa e participando pela segunda vez do evento, o desenhista Wagner Nogueira, natural da cidade de Chorozinho, mas radicado em Limoeiro do Norte, onde fez parte da escola do desenhista Ed Benes, falou também sobre sua experiência como ajudante de vários profissionais de quadrinhos.

O segundo dia abriu com JJ Marreiro, profissional conhecido pela editoria do premiado fanzine Manicomics e que recentemente participou do MSP+50, ministrando uma oficina comparativa entre anatomia no desenho dos mangás e dos comics, junto com o artista Geraldo Borges, que também participou da primeira edição do encontro, e que atualmente presta serviços para a editora norte-americana DC Comics em títulos como Justice League: The Rise of Arsenal (a ser lançada no mês que vem pela Panini no Brasil) e Wonder Woman.

A tarde do domingo iniciou com dois lançamentos: o Gattai Zine #8, com histórias de Zé Wellington, Wescleyb, Drika Almeida e Demétrio Braga, e a Herói Z, com histórias de JJ Marreiro e Fernando Lima. Esta última ganhou uma apresentação especial com cosplayers fantasiados dos principais personagens da revista: Mulher Estupenda e Fantasma Escarlate. O encerramento do evento contou com um debate envolvendo todos os artistas sobre a importância da produção independente e os caminhos para o crescimento profissional no mercado dos quadrinhos.

Merecem menção pela presença no encontro os quadrinistas fortalezenses Rafael Tavares (Os Invictos e Projeto Continuum), Paulo Fernando (UFO & CIA), Diêgo Silveira (Manicomics), Adriano Sapão (Os Invictos e Projeto Continuum), Macílio Oliveira (Eleven Dreamers) e Luís CS (Alma de Dragão), esses dois últimos também contribuindo para o debate final. Com um ótimo saldo final, o MAISHQ vai se consolidando no calendário de eventos de quadrinhos do nordeste, com a promessa de expansão do encontro para novas cidades nas próximas edições.

Mais imagens podem ser conferidas no site oficial do grupo.

* Zé Wellington é quadrinhista e membro do Grupo Gattai

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web