NewsLetter:
 
Pesquisa:

AQC-SP define novidades para o Prêmio Ângelo Agostini 2011
Por Matheus Moura
20/10/2010

No último dia 02 de outubro (como divulgado aqui), ocorreu a mais recente reunião da Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas de São Paulo – AQC-SP. Compareceram Edson Pelicer, William Martins, Bira Dantas, Fernando dos Santos e Worney Almeida. No dia foram discutidos diversos assuntos, principalmente, relacionados ao Prêmio Ângelo Agostini e a revista Picles – lançada em agosto.

Como destaque há os preparativos para o 27º Ângelo Agostini. De acordo com o debatido, o consenso decidiu três mudanças principais na premiação: A primeira são os novos critérios para a escolha dos premiados. Manteve-se a votação popular por cédula e acrescentou-se a seleção dos quatro mais votados em cada categoria. O escolhido sairá da análise dos participantes da apuração – membros da AQC-SP. A Segunda mudança refere-se a premiação da Mestres do Quadrinho Nacional, a qual agora passam a ser cinco escolhidos. A terceira é com relação a criação de uma nova categoria: Melhor Lançamento Independente, indicado para lançamentos dos próprios autores ou de pequenas editoras. Isso não exclui a categoria de Melhor Lançamento, mas agora voltada exclusivamente para edições de grandes editoras.

Ainda com relação ao Prêmio Angelo Agostini, outra novidade são as etiquetas dos troféus, que passaram a ser melhor desenhadas. Para ainda a edição 2011 do evento, foi levantada a possibilidade de levar a exposição “Ângelo Agostini Invade...”, a qual comemora os 100 anos de falecimento de Agostini, para o local e dia da premiação. A exposição já foi apresentada em Campinas e conta com a colaboração de dezenas de artistas.

O novo blog da AQC também foi pauta. Na reunião foi avaliado os resultados do lançamento e a divulgação do blog da associação. Assim, para ampliar a participação serão criadas duas novas páginas no site: “O Humor da AQC” em que os interessados poderão publicar seus trabalhos (quadrinhos, cartuns, caricaturas, charges ou cartuns). E a outra chamada “Causos da AQC” em que os associados poderão publicar histórias ou memórias relacionadas ao mundo dos quadrinhos nacionais e seus autores.

Sobre a revista Picles, devido ao bom resultado do lançamento da nº 0 (veja aqui) já foi dado início a produção da revista Picles nº 01. A proposta é que seja uma revista impressa para ser lançada em bancas de jornais, em formatinho (próximo ao 16 x 21 cm), colorida, com 32 páginas de miolo, preço ainda indefinido. Para participar os interessados devem enviar os trabalhos por internet.

A próxima reunião da AQC-SP será no dia 23 de outubro, a partir das 14hs, na Biblioteca Monteiro Lobato, Rua General Jardim, 580, próximo ao metrô República. A pauta será a finalização do projeto do Ângelo Agostini para o SENAC; a escolha do tema para a Picles # 01 e a feitura das novas páginas do blog. A associação convida a todos em participar e a colaborar com as atividades. Para conhecer mais a respeito da AQC-SP visite o blog.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web