NewsLetter:
 
Pesquisa:

Do Claustro: resenha da peça teatral do cartunista Ruy Jobim Neto
Por Vanessa Morelli*
15/02/2008

A CLAUSURA CEGA
Termômetro: estado febril

Débora Aoni e Carolina Mesquita na peça Do Claustro

  
Michel Foucault fez vários estudos sobre a condição humana dentro de prisões, regimes fechados e institucionais. Ruy Jobim também ousa, e lança um olhar sobre a clausura do final do século XVII, ano de 1692, em Salvador, Bahia.
 
Do Claustro
, peça de Ruy Jobim Neto e direção de Eduardo Sofiati, emociona pela nudez implícita do que não é dito, o grito que se esconde dentro de quatro paredes transformando as personagens em demência. Brilhantemente interpretada por Débora Aoni, a Irmã Mariana, odiada e desejada pelo pai, esse que tinha como meta destruir os homens que se aproximassem de sua filha, é enviada para o convento e para lá permanece até sua morte, para sempre naquele lugar infernal. Presa no Convento de Santa Clara do Desterro da Bahia, vivencia a angústia da falta de liberdade, de seus sonhos privados e amor interrompido, ao mesmo tempo que se martiriza em culpa pela prisão de Gonçalo que foi degredado para a África. Mariana precisa salvar Gonçalo, mas para isso conta com a Irmã Cecília que não possui o dom da caridade.
 
Carolina Mesquita, como Irmã Cecília, nutre por Mariana um desejo carnal em contradição com seus pensamentos morais e religiosos. Surge então, no momento da grande revelação, marcada por um beijo, um ódio mútuo: para uma, privação e para a outra, destino e punição. Vale a pena conferir o recato e a sedução desse espetáculo. Do Claustro está em cartaz no Espaço dos Satyros (Praça Roosevelt, 214) todas as quintas-feiras às 22h30 até 13 de março de 2008. Os ingressos: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia-entrada.

(foto: Eduardo Sofiati)

* Vanesssa Morelli é atriz, dramaturga e jornalista

 Veja também:

Promoção cultural da peça Do Claustro, de Ruy Jobim Neto (SP)

Do Claustro, de Ruy Jobim Neto, na Virada Cultural GLBTTT 2008 (SP)

Estréia de Do Claustro, peça teatral do cartunista Ruy Jobim Neto (SP)

Peça Do Claustro, de Ruy Jobim Neto, no Fringe 2008 em Curitiba (PR)

Cartaz oficial da peça Do Claustro, do cartunista Ruy Jobim Neto

Teatro: teaser de Do Claustro, do cartunista Ruy Jobim Neto, está online

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web