NewsLetter:
 
Pesquisa:

Como foi: inauguração da HQMIX Livraria (SP)
Por Ruy Jobim Neto
29/10/2007

Foi bonita a festa, pá!

A HQMIX Livraria em seu evento de inauguração

 
Gualberto Costa e Daniela Baptista estavam à toda. E em estado de graça. Entre os convidados, muitos cartunistas importantes e conhecidos. Colunistas especializados em quadrinhos, esposas, filhos e filhas, amigos. A inauguração (divulgada aqui) da HQMIX Livraria (telefone [11] 3259-1528), que fica ali, na Praça Roosevelt, 142, "entre um Satyros e o outro" (como Daniela disse certa vez), foi um sucesso imenso. O delicioso ambiente, munido de mezzanino ainda não inaugurado, tinha na livraria as estantes brancas, contrastando com praticamente todos os livros e leitores presentes. A Daniela tinha explicado que o layout da loja e o design dos móveis tinham ficado a cargo do Gualberto, a bordo de seus conhecimentos de arquiteto. A cor branca foi uma idéia da Daniela.
 
O vinho e a água gelada iam para todo lado. Lá fora, na calçada, além dos convidados da festa, as pessoas ligadas a teatro que passavam de lado a outro olhavam curiosas com aquela cara de "o que está acontecendo?". Era, portanto, a HQMIX Livraria em sua festa, ela que sucedeu à Menor Livraria do Mundo, também de Gualberto e Daniela, e que ficava a poucas quadras dali, dentro do Jeremias, o Bar, na rua Avanhandava. Lá dentro, o cartunista Fausto Bergocce lançava o seu quarto e mais recente livro, Viva Cartum – o Humor Solto do Fausto, edição primorosa de Bruno Mendonça (para a Paradiso Comunicação), com capa dura de cor azul, papel couché no miolo, e uma coleção de cartuns cândidos. Uma homenagem à carreira do Fausto, e também à sua terra natal, Rondonópolis. Entre as novidades, Spacca apareceu com a prévia de seu mais novo projeto, com Lília Moritz Scwarcz,  ainda para ser lançado este ano pela Companhia das Letras – ele faz a torcida –, pois a história da vinda da família real portuguesa completa duzentos anos em 2008. Material belíssimo, cor do próprio Spacca, ricamente ilustrado. O livro está em vias de últimas revisões e retoques, mas já é um próximo livro do Spacca na estante, com certeza. Newton Foot e os demais que o viram em mãos que o digam.  
          
Floreal Andrade, vindo diretamente de seu sítio em Suzano, trouxe e distribuiu diversos exemplares da mais nova edição do jornal GraphiQ, a número 11, editado pelo seu vizinho de sítio, o cartunista Mario Latino. Na matéria central da edição, Hector Oesterheld e Alberto Breccia, mestres argentinos. Floreal inclusive aproveitou a deixa e pediu a este colunista que motivasse e convencesse o cartunista (e prolífico editor) Mario Latino (criador de tiras como o Agente 00125 e Roberval) para que ele aparecesse ao público leitor, e fizesse o aniversário do tablóide dedicado à Nona Arte exatamente na loja de Gualberto e Daniela. Mário, sinta-se motivado! Continuando a descrição da festa, lá estiveram Orlando, Sergio Morettini, Cláudio, Daniel Vardi, JAL, Luiz Gê, Paulo Ramos (do Blog dos Quadrinhos, da UOL), Zélio Alves Pinto, Klink e sua simpaticíssima esposa, Will e Eloyr Pacheco (devidamente recrutados pelo Bigorna.net), entre tantos outros. A vitrine da loja estava, por sua vez, repleta de exemplares de Manara, Frank Miller e muita gente boa. Nas estantes, todas divididas por temas, a coisa acontece de clássicos a mangás, de livros de arte a edições independentes (essas ficam mais ao fundo, bem pertinho do belo quadro de Roy Lichtenstein, que foi idéia do Gualberto, e que fecha a imagem da livraria, na parede).
 
A loja é uma viagem quadrinística, e mais uma vez se parabeniza Gualberto e Daniela pela iniciativa, o amor que dedicam à loja, ao ambiente mais que agradável que eles criaram com suas maravilhosas pessoas e o conhecimento do metiér que está estampado a olhos vistos. Certamente ela será um dos pontos mais interessantes e importantes de encontro dos resistentes artistas dos Quadrinhos e do cartum. A escolha do local, a praça Roosevelt (que teve há alguns anos o seu inferno astral, mas que atualmente se recuperou graças à iniciativa de Rodolfo Garcia Vazquez e de Ivam Cabral, do Satyros), tudo veio a calhar. É mais um sinal da retomada do Centro de São Paulo como pólo cultural, e só vem a somar. A HQMIX Livraria é portanto, desde já, um sucesso. Clique no links a seguir para ver mais fotos do evento, incluindo a versão ampliada da imagem que ilustra esta matéria (foto 10).

Foto 01 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 02 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 03 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 04 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 05 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 06 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 07 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 08 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 09 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 10 - Inauguração HQMIX Livraria
Foto 11 – Gualberto Costa e Sergio Morettini
Foto 12 – Fundo de Roy Lichtenstein 
Foto 13 – Fausto e Bruno, seu editor
Foto 14 – Dani, Newton Foot e Gualberto
Foto 15 – Fausto e Cláudio
Foto 16 – Zélio examina livro do Fausto
Foto 17 – JAL e Cláudio
Foto 18 – Klink e esposa
Foto 19 - Newton Foot vê livro novo de Spacca
Foto 20 – Spacca, Newton Foot e Cláudio
Foto 21 – Newton Foot e Floreal
Foto 22 – Will e companions
Foto 23 – Newton, Floreal e Gualberto cumprimentam leitora
Foto 24 - Gualberto, Will e companions
(fotos: Ruy Jobim Neto)

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web