NewsLetter:
 
Pesquisa:

As novas HQs do Capitão 7
Por Eloyr Pacheco
30/06/2006

Um dos maiores clássicos do Quadrinho Nacional é, sem dúvida, o Capitão 7 que, ao contrário do que se possa imaginar, não surgiu nas páginas de uma revista de Histórias em Quadrinhos, mas em um programa de TV. Em 1954, Rubem Biáfora criou o seriado Capitão 7, nome que foi conferido ao personagem por ir ao ar na TV Record, Canal 7. A série estreou em 24 de outubro de 1954, tendo o ator mineiro Ayres Campos (1923–2003) no papel do herói.

A revista em quadrinhos surgiu em 1959 pelas mãos de Jayme Cortez e Júlio Shimamoto, sendo que depois foi desenhada por inúmeros outros quadrinhistas, e publicada pela Editora Continental/Outubro. Capitão 7 em quadrinhos teve 54 edições lançadas até 1965 e a série de TV foi levada ao ar ininterruptamente até 1966. A novidade é que o Capitão 7 está de volta aos Quadrinhos. A Marisol S.A. adquiriu os direitos do personagem e está publicando uma série na Triplik, revista oficial das marcas Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, lançada mensalmente pela Editora Profashional, com tiragem de 90 mil exemplares.

Clique nas imagens para vê-las ampliadas

Danyael Lopes, roteirista e ilustrador da série, informou ao Bigorna.net que conheceu “o Sr. Ayres Campos que infelizmente faleceu antes de terminarmos a história. Como meu estilo de fazer HQs é novo, resolvi pegar um personagem brasileiro e meio ‘esquecido’. Trazer uma ‘coisa’ antiga com tecnologia atual”. Danyael utiliza técnica mista para a realização das páginas das Histórias em Quadrinhos, englobando o 3D. Capitão 7 participará dos Triplikuadrinhos em um crossover com os personagens infantis Luk, Liu, Lan, Vic e Mei a partir da Triplik #19, lançada em junho, e que pode ser encontrada nas lojas que comercializam os produtos da Lilica Ripilica e do Tigor T. Tigre e nas livrarias Laselva, Saraiva e Siciliano.

Na Internet, duas partes da HQ, com um total de 23 páginas, estão disponíveis para download (em PDF) no site Retrô-grafia, onde também pode ser encontrado um perfil do Capitão 7; o Arquivo Secreto, com fotos e capas de edições da revista em quadrinhos, e A História do Personagem. Para visitar o site Retrô-grafia clique aqui.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web