NewsLetter:
 
Pesquisa:

Cartunista faz palestra sobre HQ e História no Mackenzie
Por Ruy Jobim Neto
19/05/2006

Becassine (1905), personagem francesa 
mostrada na palestra

O cartunista Ruy Jobim Neto, criador do cão Jarbas e representante da Campanha Amigos do Livro – Timor-Leste esteve, nesta última quinta-feira, dia 18, na Universidade Mackenzie (no Centro de São Paulo), a convite da Profa. Carla Pegorelli, para ministrar uma palestra sobre Quadrinhos e História.

Munido de uma apresentação em Power Point, o cartunista palestrou enquanto clicava o data show para uma turma noturna de Pedagogia. Permeando a História da Humanidade com imagens de cada época e quadrinhos produzidos para representá-las, Ruy ainda foi convidado para ministrar, com o mesmo material, outras quatro palestras em escolas na cidade de Jaguariúna, no interior. Como professor de História-em-Quadrinhos em entidades como o Senac, além das Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o cartunista sempre enfatizou a importância do ensino de História das HQs para os novos artistas. “Sem termos consciência do que já foi feito em quadrinhos, dificilmente entenderemos o que estamos fazendo hoje”, assegura Ruy.

Outro exemplo disso, segundo o cartunista, é que muita gente não conhece personagens clássicos como Mandrake ou mesmo O Fantasma, de Lee Falk, e muitos nunca ouviram falar da revista O Tico-Tico (que foi publicada no Brasil entre 1905 e 1962) ou da ação dos syndicates americanos no mercado mundial de entretenimento.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web