NewsLetter:
 
Pesquisa:

GRRR! - 4º Festival Internacional de Quadrinhos em Pancevo
Por Marko Ajdarić
01/09/2005

A Nona Arte na Sérbia, a despeito de uma absurda "notícia" sem nenhum fundamento que foi difundida estes dias, tem dois fatos reais e ricos a contar ao mundo dos quadrinhos.

De 3 a 9 de setembro, Pancevo, cidade-símbolo da resistência do povo aos bombardeios de 1999, estará sediando o 4º Festival Internacional de Quadrinhos, o GRRR!, que vai reunir não só a turma local a 20 quadrinhistas de várias nações (Canadá, Hungria, Alemanha, Croácia, Suécia, Romênia, Grã-Bretanha e Grécia), como também teóricos dos quadrinhos. Um dos detalhes que os realizadores divulgam com maior gosto é que Alootook Ipellie, representante do povo inuit (que se espalha entre Alaska e Rússia) estará presente, expondo quadrinhos e ilustrações.

A bem da verdade, Alootook Ipellie não é só importante pela qualidade de seus trabalhos. Além de quadrinhos, Alootook Ipellie também escreve e forma entre os artistas mais engajados na difusão da cultura própria de seu povo, que já tinha seus contornos e valores quando a maioria da Europa ainda era formada por povos nômades. A melhor tradição do humor inglês do Monty Python se fará presente através de Charles Alverson, que também traz a marca da revista satírica americana Help!, que dirigiu com ninguém menos do que Harvey Kurtzman (que dá nome aos prêmios Harvey), sobre o qual ele vai proferir uma palestra.

O rock americano também estará presente, através da participação de Dorit Chrysler, que realizará um concerto na noite do dia 3. O festival também vai aproximar os quadrinhos do maior gênio que a Sérbia já deu ao mundo, o verdadeiro pai da eletricidade, Nikola Tesla, com uma exposição sobre a presença dele nos quadrinhos e em outros meios populares de comunicação. Imaginamos que a exposição vai conter peças sobre a Generacija Tesla, a turma de super-heróis diretamente inspirada no cientista.

Para ter uma idéia de como foi o 3º festival, confira a cobertura de uma fonte maravilhosa de informações sobre quadrinhos, a Indy Magazine. Em uma próxima nota, falaremos do 3º Salão Internacional de Quadrinhos de Belgrado.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web