NewsLetter:
 
Pesquisa:

Kaos! em Santos
Por Marko Ajdarić
18/08/2005

A revista brasileira de quadrinhos Kaos! chegou ao seu último número, dentro do seu projeto inicial, que era mesmo de realizar três edições, divulgando o quadrinho de produção nacional.

No último domingo, como noticiamos aqui, houve uma sessão de autógrafos da número 3 da Kaos! na Realejo Livros, a livraria que tem sido responsável por quase todos os eventos de lançamentos de quadrinhos, em Santos. Aliás, desta vez, a comunidade que produz HQs na Baixada Santista (que não é pequena) acabou não dando o retorno que a visita merecia.
 
Nós tivemos a oportunidade de conversar com os três quadrinhistas presentes - Anderson Cabral, Sam Hart e Sandro Castelli. Sobre a relação com a Editora Mantícora, o saldo foi considerado satisfatório, numa relação que tradicionalmente, no Brasil, envolve algumas turbulências. Um detalhe interessante sobre o segundo número da Kaos! é que FF, a história de André Valente, uma bela surpresa que acabou sendo um ponto alto da revista e que, na verdade, não foi planejada desde o início: a qualidade da HQ acabou "furando" a programação inicial, mostrando a flexibilidade dos editores que acabaram publicando um trabalho antológico.
 
Sobre o conteúdo da número 3, destacamos que as duas entrevistas, uma realizada à distância com o inglês Dave Gibbons (roteirista de Rann-Thanagar War e desenhista de Watchmen), e com o mestre brasileiro Luis Gê cumpriram muito bem o que se podia esperar delas, com algumas sobras, inclusive. Belasco, de Jean Canesqui e Julia Bax, apresenta sequências dignas de muitas antologias, e as continuações de Meninos Perdidos (André Valente, Luís Pereira, Caio Majado), A de Aluguel (Sam Hart) e O Homem que tudo Vê (Anderson Cabral e Jean Canesqui) mantêm o nível e já eram destaque da Kaos!. Fecham a edição A História de Gerb, uma HQ de André Leal de ficção científica e uma marca da revista, as pin-ups, a cargo de Marcelo Campos, Leonardo Aragão, Eduardo Ferrara e Mathé.
 
Sobre sua carreira internacional, Sam Hart nos mostrou um exemplar de seu novo trabalho pelo selo inglês Mongoose: Starship Troopers & More - uma graphic novel baseada nos textos de Robert A. Heinlein - que acaba de ser noticiado (neste dia 15) pelo Newsarama, o portal de notícias de quadrinhos mais visitado nos EUA. Segundo o roteirista, Tony Lee, Sam e seu parceiro no trabalho, Rod Reis, fizeram muito mais que uma HQ em preto e branco, fizeram uma obra de arte. Sobre a capa da segunda edição da revista eletrônica The Magazine, de Mark Millar (deste mês), que foi ilustrada por Sam Hart, o quadrinhista nos revelou que a arte, baseada no personagem inglês Juiz Dredd, na verdade, nem tinha sido feita diretamente para concorrer a esta bela vitrine. Um ponto extra para Sam, ainda mais, se considerarmos que o Juiz Dredd já foi desenhado por dezenas de ilustradores de renome.
 
Agora, resta esperar que o projeto da Kaos! seja concluído, com a publicação de um encadernado com os 3 números, e lembrar que eles estarão, no dia 27 de agosto, sábado, em São Paulo, na Alboom! - 3ª Mostra de Quadrinhos ABRA.

Confira, aqui, 8 páginas de HQs da última Kaos!.

 Veja também:
Lançamento: Revista Kaos! #3

Resenha: Kaos! #1

Entrevista com os editores da revista Kaos!

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web