NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Xingu!
Por Humberto Yashima
19/10/2007

Xingu! (Devir Livraria), álbum escrito e ilustrado pelo quadrinhista Sérgio Macedo (entrevistado pelo Bigorna.net aqui), narra as aventuras de Vic Voyage, personagem criado por Macedo que anteriormente protagonizou os álbuns Eldorado 1: Le Trésor de Paititi, Eldorado 2: A La Recherche D’Agharta, Pacifique Sud 1: Le Monde Tabou e Pacifique Sud 2: Le Mystère Des Atolls, todos publicados na Europa e inéditos no Brasil. Baseado nas experiências que adquiriu durante o período no qual conviveu com os índios Kayapó no Mato Grosso, Macedo criou uma HQ passada quase que inteiramente no Parque Xingu. A aventura começa em 1987 no Rio de Janeiro, onde Vic, Ralf Von Samba e Doctor Jah escapam de uma confusão com a polícia carioca no carro de seu amigo Júlio.

A HQ segue com a ida de Júlio e Vic para o Mato Grosso e, no Parque Xingu, Vic tem seu primeiro contato com a cultura dos índios Kayapó. A aventura envolve funcionários da FUNAI, empresários inescrupulosos e seus violentos capangas, índios revoltados com a invasão de suas terras e encontros com o “Espírito da Mata”, tudo muito bem apresentado em diálogos envolventes e ilustrações deslumbrantes. Palavras e frases em língua Kayapó aparecem devidamente traduzidas nos próprios balões ou em notas de rodapé (que também informam os leitores sobre alguns fatos citados na HQ). Xingu! mostra muito da cultura dos índios Kayapó, que mesmo (mal) influenciados pela “civilização” (utilizando roupas, armas e outras “modernidades”), procuram manter suas tradições e viver em harmonia com a natureza.

A impressão do álbum ficou muito boa e destaca a belíssima arte pintada de Macedo; o livro contém ainda os textos Quem é Vic Voyage, que rapidamente conta quem é o personagem; e A História de Xingu!, a HQ, com esboços e fotos da aventura vivida pelo artista no Xingu; na 4ª capa estão listados todos os trabalhos de Sérgio Macedo – só faltou espaço para a biografia do autor. Uma bela HQ que deve ser conhecida, seja pela interessante história que defende a preservação do meio ambiente e da cultura indígena ou pela fantástica arte de Macedo.

 Veja também:

Lançamentos de 10 Pãezinhos: Fanzine e Xingu! no 5º FIQ (MG)

O Sonhador e Supremo - A Era de Prata pela Devir

Preview de Xingu!, de Sérgio Macedo

Resenha: Lost Girls – Livro 2: As Terras do Nunca

Preview de 10 Pãezinhos: Fanzine, de Fábio Moon e Gabriel Bá

Promoção cultural da Devir: Você gosta de mangá?

Lost Girls 2, Grendel e Rex Mundi pela Devir

Lançamento de Pizzaria Brasil na Menor Livraria do Mundo (SP)

Resenha: Luluzinha – O Clube da Lulu

Resenha: Antes do Incal – Volume Um

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web