NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Pizzaria Brasil
Por Humberto Yashima
08/08/2007

O livro Pizzaria Brasil: Da Abertura Política à Reeleição de Lula (Devir Livraria), além de reunir 30 anos de trabalhos do chargista Cláudio de Oliveira, dá uma verdadeira aula de História Sócio-Política e Econômica do Brasil.

Os títulos de cada capítulo resumem muito bem o conteúdo da obra: Do Golpe à Distensão (1964-1978 – Os anos Castelo a Geisel), Da Anistia à Recessão (1979-1985 – Os anos Figueiredo), Das Diretas à Hiperinflação (1985-1989 – Os anos Sarney), Do Confisco ao Impeachment (1990-1992 – Os anos Collor), Da Inflação ao Plano Real (1992-1994 – Os anos Itamar), Da Queda da Inflação ao FMI (1995-2002 – Os anos FHC) e De Lula Lá ao “Mensalão” (2003-2007 – Os anos Lula). O autor, que além de chargista é jornalista formado, escreveu textos sobre momentos que ficaram marcados na memória de quem vivenciou esses (ou pelo menos alguns desses) mandatos presidenciais. Verdadeiros relatos do que aconteceu na história recente brasileira que são completados com as charges de Cláudio, um artista que apresentou uma impressionante evolução em seu traço, como pode ser constatado na comparação entre os primeiros e os últimos desenhos do livro.

Pizzaria Brasil: Da Abertura Política à Reeleição de Lula começa com uma Lista de Abreviaturas com o significado de siglas como AI-5, CUT, DOI-Codi, PDS, SNI e várias outras que são mencionadas no livro, seguida de um Prefácio de Chico Caruso e de um texto de Apresentação do autor. Começa então a “viagem no tempo” que relembra fatos como a Ditatura, os Anos de Chumbo, Delfim Neto e seu “milagre econômico”, a campanha Diretas Já, o Plano Cruzado, o Impeachment de Collor, FHC e o plano Real, a eleição de Lula, o Mensalão e a reeleição de Lula. Como as trapalhadas políticas sempre foram uma grande fonte de inspiração para os cartunistas, tem havido matéria-prima de sobra para eles nos últimos tempos, mas antigamente a coisa não era tão diferente assim. Há 30 anos Cláudio cria suas charges para demonstrar de forma bem-humorada a sua indignação com situações absurdas que aconteciam e ainda acontecem no Brasil. 

No país em que virou rotina tudo “acabar em pizza”, é ótimo saber que história política do Brasil está registrada em obras com essa qualidade. Recomendável para todos que quiserem ficar por dentro do assunto e se divertir ao mesmo tempo. 

 Veja também:

Resenha: Umbra

Resenha: 12 Razões para Amá-la

Resenha: Supremo – A Era de Ouro

Lançamento de Red Rocket 7, de Mike Allred, na FNAC Paulista (SP)

Resenha: A Pistola Volcanic

Devir Livraria lança Umbra

Resenha: Um Contrato com Deus & Outras histórias de cortiço

Devir Livraria lança Supremo - A Era de Ouro e 12 Razões para Amá-la

Devir lança A Pistola Volcanic, de Scott Morse

Um Contrato com Deus, de Will Eisner, pela Devir

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web