NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Antologia Chiclete com Banana #1
Por Humberto Yashima
13/06/2007

A Antologia Chiclete com Banana #1 (48 págs. em preto e branco, papel jornal, capa colorida em papel couchê, formato 20,5 x 27,5 cm, R$ 5,90), traz uma seleção do que de melhor foi publicado na hoje clássica revista Chiclete com Banana em seus 24 números, além das 10 edições especiais e das 10 Tipinhos Inúteis, todas lançadas pela Circo Editorial entre 1985 e 1995. Esse verdadeiro resgate de um dos grandes sucessos editoriais da HQ nacional foi orquestrado pelo editor, jornalista e artista gráfico Toninho Mendes, que selecionou – ao lado de Angeli – 800 das 2.300 páginas publicadas no título, que serão publicadas em 16 edições mensais pela Nova Sampa em parceria com a Devir Livraria.

Para a primeira edição foram escolhidas as HQs/tiras/textos de humor Bob Cuspe é a salvação! (Angeli), Los Tres Amigos! em ...León no perdona! (Angeli, Glauco e Laerte), Nem tudo na vida é futebol! (“fotonovela” com Christiane Tricerri), Rê Bordosa em Diabo no corpo (Angeli), Rapunzel da Rue Montreuil (por Edi Campana), Snif-Snif Cof-Cof (Angeli), Meia Oito: o último dos barbichinhas (Angeli), Penas (Laerte) e Angeli em Crise (Angeli). A primeira coisa que se nota na publicação é que a grande maioria dos trabalhos leva a assinatura de Angeli, pois ele era o “astro” da revista, que inclusive levava o seu nome na capa: Chiclete com Banana – Angeli.

O humor ácido, anárquico e escrachado (e muito divertido, é claro) típico das histórias criadas por Angeli está presente em toda a Antologia Chiclete com Banana #1, que republica preciosidades do humor nacional da década de 1980. Além de todas as histórias escritas e desenhadas por Angeli, vale a pena rever sua parceria com Glauco e Laerte na produção de Los Tres Amigos!, a fotonovela de Angeli em Crise, e os textos de Edi Campana, o fetichista de plantão. Indicado para matar a saudade de quem curtia a revista e/ou seus personagens e também para os novos leitores, que não tiveram a oportunidade de conhecê-la na época. 

 Veja também:

Um Contrato com Deus, de Will Eisner, pela Devir

Resenha: Fetichast – Províncias dos Cruzados

Resenha: Lost Girls – Livro Um: Meninas Crescidas

Resenha: As Tartarugas Ninja – Volume 1

Resenha: Usagi Yojimbo – Sombras da Morte

Resenha: Courtney Crumrin & As Criaturas da Noite

Resenha: Capote no Kansas – Um livro ilustrado

Previews de Tartarugas Ninja e outros lançamentos da Devir Livraria

Preview de Fetichast – Províncias dos Cruzados, de J. Márcio Nicolosi

Resenha: Desbravadores

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web