NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: Watchmen e a teoria do caos
Por Alexandre Nagado
08/02/2006

Uma das mais revolucionárias obras dos quadrinhos acaba de ganhar um interessante estudo publicado pela editora independente Marca de Fantasia. É o livro Watchmen e a teoria do caos (Coleção Quiosque - volume 13; formato: 12 x 18 cm; 84 páginas), mais novo trabalho do quadrinhista e pesquisador Gian Danton, mestre em comunicação científica e tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo.

O livro começa com uma retrospectiva sobre o trabalho do desenhista Dave Gibbons e, principalmente, do roteirista Alan Moore, o grande arquiteto da cultuada trama de Watchmen. Diversas passagens da HQ são dissecadas por Gian Danton de modo objetivo e didático. Nelas, transparece o mais famoso aspecto da teoria do caos. Criada a partir de complexas visualizações de equações fractais que representam a não-linearidade da natureza, a teoria do caos gerou o chamado "efeito borboleta", que declara que pequenos acontecimentos interferem em grandes eventos. Em outras palavras, ela explica que o bater de asas de um inseto em um país pode modificar o clima em outro. Mais citado do que compreendido na cultura pop, o conceito do efeito borboleta é esmiuçado a fundo, com os numerosos exemplos encontrados na mais famosa obra de Alan Moore. O comportamento dos personagens, suas motivações e a teia de acontecimentos que os envolve ganha nova relevância, estimulando uma releitura da série, que ganhou luxuosa republicação pela editora Via Lettera.

Mesmo assim, ainda falta uma obra voltada ao público em geral que explique de modo mais esclarecedor a transição de imagens fractais para as equações matemáticas e os elementos vistos na natureza. Mas do ponto de vista mais prático, o autor se sai muito bem ao utilizar um referencial tão pop como uma história em quadrinhos para exemplificar o raciocínio básico da teoria do caos e o efeito borboleta. Elegante e objetivo, o trabalho vale uma conferida, tanto por fãs da série e seu escritor, quanto por autores profissionais e amadores interessados em aprimorar sua visão sobre a criação de roteiros.

Watchmen e a teoria do caos deve ser encomendada diretamente junto à editora e custa R$ 10,00. Para maiores informações, escreva para: contato@marcadefantasia.com.br.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web