NewsLetter:
 
Pesquisa:

Os Dez Melhores Quadrinhos para Pryscila Vieira
Por Marcio Baraldi
12/12/2010

Ahhhh, o verão chegou com tudo! Por isso deixei a janela da redação aberta para os raios de sol fulgidos, desse céu risonho e límpido, entrarem a vontade. Mas eis que junto com os raios de sol, entra também, cintilante e esvoaçante, uma linda fada trazendo uma folha de papel e um chicote em suas meigas mãozinhas! Pensei que fosse a Fada do Natal, mas era a Pryscila Vieira, a cartunista mais linda do Brasil, diretamente do Paraná! A bonitona nem falou nada, apenas olhou fundo nos meus olhos, passou languidamente a língua entre os lábios vermelhos e molhados e mordeu a ponta do meu nariz. NHAAAAAAAC!

A seguir me jogou no chão, me pisou com suas botas de couro preto salto 15 e deu uma chicotada no meu pobre lombo. SPLAAAFFFF! Depois, impiedosa, ainda prendeu dois pregadores metálicos nos meu mamilos e ligou na tomada. ZZZZZTTTT!.... "Ahhhh, mulheres de Escorpião!...", foi a última coisa que consegui pensar antes de desmaiar.

Quando acordei estava nu no chão, com uma lista de dez gibis nas mãos e nenhum sinal da fada em qualquer lugar. Será que aconteceu mesmo?!? Ou foi tudo fruto da cruel carência afetiva que se abate sobre todos nós nesta época do ano?!? Como diria Mestre Tim Maia: "Até parece que foi sonho meu..."


Os Dez Melhores Quadrinhos de Todos os Tempos
Por Pryscila Vieira

1 - Lourenço Mutarelli - conjunto da obra
Gosto de todo o trabalho do Mutarelli, que dispensa descrições, né? Também curto muito seus romances, como o Cheiro do Ralo. Bom exercício ler o livro e assistir ao filme, ou vice-versa. Bunitu!

2 - The Cartoons Playboy (compilação de cartoons publicados na Playboy americana) - vários autores
Os kings do cartoon estão reunidos neste livro. E fazer cartum de sacanagem é o sonho de todo o cartunista. Aliás, ganhar dólares para fazer cartum de sacanagem, isso sim, é o sonho de todo o cartunista (risos)!!! Por isso acredito que cada um dos desenhos desse livro, foi o melhor que os autores puderam dar, porque estavam livres, relaxadões e bem pagos para criar. É "leitura" obrigatória para quem quer desenhar bem.

3 - Minha Vida - Robert Crumb
Clááááássico!!! Quem não tem um pretinho básico no guarda-roupa?!? Que cartunista não tem um Crumb na estante?!? Oras...não fique aí parado, vá já comprar seu pretinho básico e seu Crumb.

4 - Clic - Milo Manara
Que traço! Que classe! Adoro o Manara porque ele fala de erotismo sem vulgaridade. Toda mulher quer ser "manariana", ou seja, linda e sexy como suas criações.

5 - Arzach - Moebius
Adoooooggggooo!!! É uma história em quadrinhos universal, porque não tem palavras. Apenas com imagens (e que imagens!) a história se desenrola. Isso sim, é comunicação!

6 - Celebrating Peanuts 60 Years - Schulz
Creioemdiospaitodopoderoso!!!... Esse livro comemorativo dos 60 anos da turma do Charlie Brown é a bíblia de qualquer cartunista que se preza. Amém!

7 - Para Ler aos Domingos - Calvin e Haroldo - Bill Watterson
Oras, e quem aguenta ler um Calvin e Haroldo apenas aos domingos?!? Isso e pra se ler ajoelhado de sol a sol, meu filho!...

8 - Toda Mafalda - Quino
Apesar de ser um trabalho politicamente engajado e historicamente posicionado, tem um resultado atemporal e universal. Bingooooo!!!! Quino fez o que todo o cartunista (e ser humano) quer: Imortalizou-se! Ele é do alto clero do cartum. Quando eu crescer quero ser como Quino (mas, com o corpo da Pâmela Anderson, a voz da Aretha Franklin e a conta bancária da Athina Onassis, ok?!).

9 - Carlos Zéfiro - conjunto da obra
- Quem, seu Delegado? Hã? Imagina... Eu não vi nenhum funcionário público chamado Alcides Aguiar Caminha* desenhando indecências. Aliás... De onde vocês tiraram a idéia de que eu leio histórias em quadrinhos que não são direcionadas para a educação religiosa familiar? Só leio catecismos, Doutor. E Ajoelhada!

10 - Bordados - Marjane Satrapi
Pobres Amélias iranianas têm suas vidas esmiuçadas por esta cartunista, portadora de alto teor de engajamento social. Este trabalho é triste, delicado, bonito, belo. Alias, qualquer traço da Marjane deve ser bem estudado. É história relatada em tempo real com intuito de mudar o rumo da própria história.

(*)Verdadeira identidade de Carlos Zéfiro

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web