NewsLetter:
 
Pesquisa:

Os dez melhores gibis de Renato Lebeau
Por Marcio Baraldi
12/04/2010

A partir desta semana o Bigorna apresentara uma nova seção, trata-se da: "Os dez melhores gibis de todos os tempos", em que um artista ou personalidade ligada aos quadrinhos, listará os dez gibis ou as dez HQs que mudaram sua vida! O convidado as colocará na ordem de sua preferência e fará um breve comentário sobre cada uma delas, justificando o porquê as considera uma das dez melhores de todos os tempos.

Com isso os leitores poderão conhecer mais do gosto pessoal de cada convidado e, comparando os resultados, chegar a sua própria conclusão de quais são os gibis mais queridos pelos artistas e experts em toda a história das HQs. E para estrear essa seção nada melhor que chamar um dos maiores conhecedores do assunto no Brasil: Renato Lebeau, designer gráfico responsável pelo site especializado em quadrinhos ImpulsoHQ. Diz aí, Renatinho!!!


Os Dez Melhores Gibis de Todos os Tempos

por  Renato Lebeau

1 – "Um Contrato com Deus e Outras Histórias de Cortiço" – Will Eisner E uma obra tão humana, tão sensível e tão realista que desconfio que só um autor quando chega a uma certa maturidade, como chegou Will Eisner, poderia fazer! Acredito que não é à toa que depois dessa publicação o termo Graphic Novel passou a existir! Realmente não poderia ter sido criado antes dessa obra e muito menos depois. A humanidade de seus personagens chega a ser chocante e Will Eisner dá uma aula de narrativa e de como dirigir o olho do leitor para onde ele deseja.

2 - "Maus" - Art Spiegelman
Nunca me esquecerei do impacto que tive ao ler "Maus" pela primeira vez, e nunca me esquecerei do impacto ao lê-la pela segunda, terceira e todas as vezes que reli essa obra! A cena do susto é uma das coisas que mais marcaram pra mim porque sempre me assusto junto com o personagem. É impressionante como essa obra nos transporta através da narração de um sobrevivente do Holocausto, para dentro do campo de concentração Auschwitz, na Polônia. Toda a forma de representar os animais escolhidos e dar a eles uma nacionalidade deixa ainda mais impressionante o poder da narrativa. "Maus" tem que estar na estante de todo leitor!

3 - "Watchmen" – Alan Moore & David Gibons
Esta obra impressionou-me do mesmo modo que "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley. Criar a sociedade perfeita tem o seu preço e será que estamos preparados para isso? Não sei a reposta, mas sei que a obra merece todos os elogios que já recebeu, porque é escrita de forma genial e com referências icônicas tão diversas que a obra tem que ser lida várias vezes só para ficar reparando o quanto o trabalho de pesquisa da dupla foi árduo para chegar em tal resultado. Não é à toa que tem pesquisador fazendo tese de mestrado sobre a publicação.

4 - "Skreemer" - Peter Milligan, Brett Ewins e Steve Dillon
"Skreemer" iniciou uma nova era de quadrinhos para leitores adultos, a era Vertigo. Depois disso já não precisa dizer muita coisa né? A história tem um ritmo tão sedutor e tão envolvente que depois de acabar de lê-la você sentirá a tensão nos seus ombros. Se você tem estômago para ler uma boa história de gangster, então não pode deixar de ler esse clássico!

5 - "Reino do Amanhã" - Mark Waid e Alex Ross
Um roteiro de excelente qualidade! Levar todo um universo para o futuro e ainda deixá-lo coerente logo nas primeiras páginas, para mim é o grande trunfo dessa HQ. Impressionante como qualquer fã da DC pega essa obra e logo no início identifica cada personagem na sua versão futurista e ainda consegue distinguir o que aconteceu com o personagem em todos os anos que não foram mostrados. E é claro que a arte de Alex Ross sempre é impressionante, o que ajuda no clima de todo o enredo. Roteiro impressionante mais arte impressionante: só poderia resultar em um grande clássico!

6 - "Cavaleiro das Trevas" - Frank Miller, Klaus Janson e Lynn Varley
Essa HQ é a prova que um herói agindo com os métodos dos vilões pode chocar bastante. Até aí você pode dizer que o Batman nunca foi exemplo de bom moço, mas acredito que antes de "Cavaleiro das Trevas" nunca houve uma inversão de papéis nas atitudes dos heróis tão grande. Batman faz o que é necessário para manter o controle e é justamente ai que reside o choque. Isso me faz lembrar dessa HQ até hoje. Claro que a surra que o Superman leva do Batman também é um bom motivo para se ler "Cavaleiro das Trevas" (risos)!

7 - "300 de Esparta" - Frank Miller e Lynn Varley
Um quadrinho que é cinema puro!!! Não tenho como descrever de outro jeito. Ler "300 de Esparta" é ser transportado para uma sala e ver os planos cinematográficos que a obra apresenta. Só não vale querer comer pipoca quando for ler senão vai sujar as páginas (risos)! Um épico que faz todo leitor querer ser um líder capaz das façanhas heróicas de Leônidas e seus soldados. A narrativa gráfica e os diálogos se encaixam perfeitamente, não deixando tempo para o leitor respirar.

8 - "O Sétimo Suspiro do Samurai Vol I e II" - Éric Adam e Hugues Micol
Com um traço totalmente diferenciado para quem está acostumado a ler quadrinhos de super-heróis, esses dois volumes apresentam a saga de Toho Daisuke, um samurai no começo da Era Edo, que carrega o fardo da má reputação do pai. Até aí seria uma HQ normal, se Hugues Micol não
transformasse cada página em uma obra de arte, executando com extremo cuidado a representação das vestimentas, cenários e características físicas dos personagens que evidenciam que o desenhista ficou um bom tempo pesquisando sobre o período. Não é à toa que por seu trabalho em "O Sétimo Suspiro do Samurai", Hugues Micol , foi indicado ao Festival de Angoulême de 2004, na categoria de Melhor Desenho. O curioso é que apesar do enredo, os álbuns não são de origem japonesa e sim européia, mais precisamente da França.

9 - "Preacher" - Garth Ennis, Steve Dillon e Glenn Fabry
Uma das séries mais respeitadas do Selo Vertigo da DC Comics, "Preacher" conta a história de Jesse Custer, uma pastor que questiona as suas bases filosóficas e decide procurar por Deus para lhe cobrar explicações. Parece meio simplista, mas na sua peregrinação, Custer encontra criminosos, a polícia, organizações secretas e mais outras situações bizarras. Tudo isso recheado de humor negro, com muita violência e temas polêmicos. "Preacher" é outra série que ficou marcada pra mim
porque os valores de seus protagonistas, mesmo em relação a outros títulos de quadrinhos para adultos, são extremamente diferenciados de um modo geral, e merece ser lida para o leitor conhecer um novo tipo de “herói”. Sem contar as capas de Glenn Fabry, que são fabulosas!!!

10 - "7 vidas" – André Diniz e Antonio Eder
Esse foi um dos álbuns do ano passado que mais me surpreendeu e entrou direto na minha lista de melhores já lidos! O roteiro é de uma coragem, pois se trata de um relato verdadeiro de André Diniz, que transformou a sua experiência de Terapia de Regressão em um álbum de HQ. Você não precisa acreditar nesse tipo de terapia, e não é esse o foco da HQ, e sim a descoberta pessoal de um homem que tenta achar respostas para a sua vida presente procurando explicações em vidas passadas. Cada sessão de regressão é recontada com detalhe e o modo como o roteiro se encaixa conforme vai se desenvolvendo, demonstra a habilidade de André Diniz em executar de maneira clara, uma narrativa que apesar dos trechos de vida se passarem em épocas diferentes e em países diferentes é extremamente coerente. A obra merece um destaque pelo autor que teve a coragem de não esconder nenhum fato de sua(s) existência(s), até os que poderiam ser mais constrangedores. Álbum nacional imperdível!

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web