NewsLetter:
 
Pesquisa:

Resenha: A Pistola Volcanic
Por Humberto Yashima
04/07/2007

O roteirista e ilustrador Scott Morse nunca teve nenhum de seus trabalhos publicados no Brasil; felizmente a situação mudou com o recente lançamento do álbum A Pistola Volcanic pela Devir Livraria. Ambientada na Nova Iorque de 1929, a história de A Pistola Volcanic é centrada no padeiro (que também tem talento como pintor de quadros e falsificador de dinheiro) italiano Vincenzo, integrante de uma das “famílias” criminosas da cidade. Quando uma família rival tenta passá-lo para trás, entregando uma bomba no lugar de dinheiro, Vincenzo recebe o auxílio de seus companheiros, que entram em ação para descobrir e punir os responsáveis pela traição.

A HQ criada por Morse é envolvente, mostrando um elaborado e violento plano de vingança e outras situações mais amenas, como a relação de Vincenzo com um menino chamado Jack, a quem o padeiro-artista-falsificador está ensinando desenho. A participação de um padre na história, prestando alguns pequenos favores aos mafiosos, é outro ponto alto da trama. A tal pistola do título também aparece, é claro. As ilustrações do autor, inspiradas na art déco e impressas em sépia sobre papel chamois, dão um toque especial à história, um “quê” de coisa antiga. E o uso de quatro quadros em todas as páginas do álbum confere um tom cinematográfico à obra, parecendo um verdadeiro storyboard.

Completam a edição um texto de apresentação do autor, um glossário com as expressões italianas utilizadas nos diálogos e uma biografia de Morse. Um trabalho muito interessante, que deve ser conhecido – principalmente se você não suporta mais as intermináveis máxi-ultra-mega-sagas ou o morre-ressuscita das HQs de super-heróis.   

 Veja também:

Devir Livraria lança Umbra

Resenha: Um Contrato com Deus & Outras histórias de cortiço

Devir Livraria lança Supremo - A Era de Ouro e 12 Razões para Amá-la

Devir lança A Pistola Volcanic, de Scott Morse

Um Contrato com Deus, de Will Eisner, pela Devir

Resenha: Fetichast – Províncias dos Cruzados

Resenha: Lost Girls – Livro Um: Meninas Crescidas

Resenha: As Tartarugas Ninja – Volume 1

Resenha: Usagi Yojimbo – Sombras da Morte

Resenha: Courtney Crumrin & As Criaturas da Noite

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web