NewsLetter:
 
Pesquisa:

Cannes 2009 começa em clima de crise e de renovação
Por Ruy Jobim Neto
13/05/2009

Crise e renovação? O Festival de Cannes, o mais badalado evento da Sétima Arte no continente europeu começou a sentir os efeitos da (assim chamada) crise mundial. Só que os negócios não param de modo algum. Ao mesmo tempo, os poucos concorrentes à Palma de Ouro vindos do continente americano mostram que a renovação vem mesmo da Europa e da Ásia.

Brad Pitt em Inglorious Bastards, de Quentin Tarantino, e Up, da Disney/Pixar

Entre os concorrentes que começam, a partir desta quarta, 13 de maio, a serem exibidos nas diversas mostras (a Oficial, o Certain Regard, a Quinzena dos Realizadores e por aí vai) estão Up, num divertido trailer da Disney/Pixar, um filme do mesmo diretor Peter Docter, de Monstros S.A. (sendo o filme que abre o Festival), além de Inglorious Basterds, de Quentin Tarantino, Looking for Eric, do inglês Ken Loach (com produção da Icon Pictures, de Mel Gibson),  a estréia de Los Abrazos Rotos, de Pedro Almodóvar (um drama com Penélope Cruz, em que ela está belíssima, uma vez mais e sempre), Vincere, do italiano Marco Bellocchio (sobre a vida familiar de “El Duce” Benito Mussolini, com a belíssima Giovanna Mezzogiorno encabeçando o elenco) e outros filmes de cineastas como Isabel Coixet, Ang Lee, Alain Resnais, Jane Campion e Lars Von Trier.

Penélope Cruz em Los Abrazos Rotos, de Almodóvar, e Rinko Kikuchi
em Map of the Sounds of Tokyo

Isabel Coixet vem com o belíssimo Map of the Sounds of Tokyo, com Sergi López e a linda atriz indicada ao Oscar Rinko Kikuchi. Ang Lee vai às raias do festival de Woodstock, penetrando na alma do rock e da América em Taking Woodstock, num dos trailers mais interessantes dos últimos tempos. Interessante e engraçado. Lars Von Trier traz Antichrist, um drama de terror narrado e estrelado por Willem Dafoe, co-estrelado pela atriz francesa Charlotte Gainsbourg. O filme brasileiro À Deriva, de Heitor Dhalia (o mesmo diretor de Nina e O Cheiro do Ralo) está na mostra Um Certain Regard (traduzida pela Imprensa como “Um Certo Olhar”). Você pode ver um making of do filme, os bastidores com entrevista do diretor no link. No elenco, o astro francês Vincent Cassell, além de Débora Bloch. O tema: família em desmoronamento. O festival vai até o dia 24 de maio, domingo.

Quem Somos | Publicidade | Fale Conosco
Copyright © 2005-2024 - Bigorna.net - Todos os direitos reservados
CMS por Projetos Web